Entre armas e pincéis

O quadro “Batalha do Avaí” e o seu contexto histórico de produção

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3748.2020.2.37787

Palabras clave:

Guerra do Paraguai, Batalha do Avaí, Império, Pintura Histórica.

Resumen

O presente artigo busca analisar o início, o desenvolvimento e os desdobramentos da Guerra do Paraguai ou Tríplice Aliança (1864-1870). O artigo também pretende analisar as diversas interpretações historiográficas produzidas sobre o conflito e, não obstante, a relação de uma destas correntes com a produção do quadro “Batalha do Avaí” (1877), do pintor oitocentista Pedro Américo. Para finalizar, estabeleceremos uma relação entre a confecção desta tela e a sua época de produção, ou seja, a segunda metade do século XIX, já que este período foi fortemente influenciado pela chamada “pintura histórica” e pelo financiamento estatal em pinturas que buscavam retratar feitos, heróis e a grandiosidade de uma nação.

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Biografía del autor/a

Ricardo Luiz Souza, Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Alfenas, MG, Brasil.

Mestrando em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Alfenas, MG.

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Publicado

2020-11-05

Cómo citar

Souza, R. L. (2020). Entre armas e pincéis: O quadro “Batalha do Avaí” e o seu contexto histórico de produção. Oficina Do Historiador, 13(2), e37787. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2020.2.37787

Número

Sección

Artículos