Iconografia política: reflexões para exercícios de análise no ensino de História

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3748.2019.2.35317

Palabras clave:

Iconografia política, Propaganda política, Ensino de História

Resumen

O artigo apresenta algumas reflexões a partir de autores que abordam a relação entre História, Imagens e Política, entre eles Régis Debray, Carlo Ginzburg, Peter Burke e Walter Benjamin. Com ênfase na relação entre imagem e poder e na propaganda política, o texto aponta para subsídios teóricos que podem orientar exercícios de análise de iconografia política no ensino de História, apresentando propostas de atividades e exercícios realizados com estudantes do ensino básico.  

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Biografía del autor/a

Douglas Souza Angeli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Doutorando em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2019-12-18

Cómo citar

Angeli, D. S. (2019). Iconografia política: reflexões para exercícios de análise no ensino de História. Oficina Do Historiador, 12(2), e35317. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2019.2.35317

Número

Sección

Artículos