Impasses no modernismo drummondiano
Uma revisão do conceito de nação em um conjunto de poemas de Carlos Drummond de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2021.1.37603Palavras-chave:
Carlos Drummond de Andrade, Nação, ModernismoResumo
Essa pesquisa visa entender o conceito de nação na poesia de Carlos Drummond de Andrade, principalmente na década de 1930, quando o poeta era fortemente influenciado pelo movimento modernista — conhecido pela sua valorização àquilo que era nacional. Para isso, analisamos os poemas: “Também já fui brasileiro” e “Europa, França e Bahia” de Alguma poesia (1930), a partir das questões sobre nação e nacionalismo levantadas por Benedict Anderson (2008). Além disso, em um segundo nível de análise, buscar-se-á entender a relação que o poeta determina entre o global e o local, considerando as reflexões estabelecidas por Stuart Hall (2014). Para tanto, selecionamos os poemas “Cidadezinha qualquer”, também de Alguma poesia (1930), e “Confidência do Itabirano” de Sentimento do mundo (1940). A partir destas análises, evidenciam-se algumas contradições no eu-lírico drummondiano que, frequentemente, parece não ser capaz de se identificar nem com seu país, nem com os demais lugares; refletindo sempre um desencontro com seu tempo, característica que conforme lembramos, é uma das marcas da poesia do poeta mineiro.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de janeiro: Nova fronteira, 2007.
ANDRADE, Carlos Drummond de; ANDRADE, Mário de. Carlos & Mário: correspondência completa (prefácio e notas de Silviano Santiago). Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002.
ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das letras, 2008.
BERND, Zilá. Literatura e Identidade nacional. Porto Alegre: Editora UFRGS 1992. (Síntese Universitária)
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
MARQUES, Ivan. O país dos Andrades e o Brasil Profundo. Cerrados (UnB), Brasília, v. 17, p. 93-110, 2008.
RENAN, Ernest. O que é uma nação. Revista Aulas, v. 1, p. 1-21, 2008. Tradução de Glaydson José da Silva. Disponível em: www.unicamp.br/aulas/volume01/ernest. Acesso em: 6 abr. 2020.
SANT’ANNA, Afonso Romano de. Introdução ao gauche. In: CHAVES, Flávio. (org.) Leituras de Drummond. Caxias do Sul: EDUCS, 2002. p. 19-34.
SANTIAGO, Silviano. Introdução à leitura dos poemas de CDA. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de janeiro: Nova fronteira, 2007. p. 4-41.
SÜSSEKIND, Flora. Curva curva curva: estratégia narrativa e forma poética em Drummond. In: SÜSSEKIND, Flora. Poesia Sempre. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2004. p. 39-73.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) et al. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 9-72.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Navegações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Navegações implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Navegações como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.