Percepções e perspectivas discentes nos cursos de pós-graduação em Escrita Criativa da PUCRS

Autores

  • Luiz Antonio de Assis Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Bernardo Bueno Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai – URI, Erechim, RS
  • Moema Vilela Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • María Elena Morán Atencio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Eduardo Bortulini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Maldonado Cruz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Tiago Dantas Germano Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Daniel Fernando Gruber Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lara Maria Luft Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Felipe Karpinski Massaro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Laila Ribeiro Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2017.2.29789

Palavras-chave:

Escrita criativa, Ensino superior, Pós-graduação, Brasil

Resumo

Este artigo se propõe a analisar os dados parciais obtidos pelo grupo de pesquisa Escrita Criativa na Academia: a formação do escritor, que desenvolve, desde 2015, uma pesquisa cujo objetivo geral é analisar a estrutura curricular e as condições de ensino oferecidas pelos cursos de mestrado e doutorado voltados para a formação do escritor, do pesquisador e do docente na área de Escrita Criativa da PUCRS. Pretende-se aqui discutir quais são as percepções dos alunos e egressos do programa de pós-graduação em Escrita Criativa sobre os aspectos mais importantes de sua educação e seus objetivos profissionais na área.

********************************************************************

Student/alumni perceptions and perspectives in the postgraduate studies Creative Writing courses at PUCRS

Abstract: This article aims to analyze the partial data obtained by the Creative Writing in Academia – the writer´s education research group at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) in Brazil. This research, developed since 2015, has as main objective the analysis of Master and PhD-level Creative Writing courses at PUCRS, focusing on study conditions and student/alumni perceptions about their education, its most important aspects, as well as their professional aspirations in Creative Writing.


Keywords: Creative writing; Higher education; Graduate studies; Brazil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio. Escrita criativa – e reflexiva, ma non tropo. Scriptorium, Porto Alegre, v. 1 n. 1, p. 1-5. jul.-dez. 2015.

BETTEGA, Amilcar. Da leitura à escrita: a construção de um texto, a formação de um escritor. 2012. 310 f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Université Sorbonne Nouvelle, Porto Alegre; Paris.

Creati ve writing. University of East Anglia: School of Literature, Drama and Creative Writing. Disponível em: <https://www.uea.ac.uk/literature/creative-writing>. Acesso em: 02 jan. 2017.

DAWSON, Paul. Creative writing and the new humanities. Abington: Routledge, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HARPER, Graeme. The future for creative writing. Chichester/ Malden: Wiley-Blackwell, 2014.

RAMEY, Lauri. Creative Writing and Critical Theory In: EARNSHAW, Steven. The Hand Book of Creative Writing. Edinburgh Edinburgh: University Press, 2007.

SÁBATO, Ernesto. O escritor e seus fantasmas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Intermeios, 2001.

Writing. Columbia University: School of the Arts Writing Program. Disponível em: <http://arts.columbia.edu/writing>. Acesso em: 02 jan. 2017.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Brasil, L. A. de A., Bueno, B., Silva, G., Pereira, M. V., Atencio, M. E. M., Bortulini, G. E., … Silva, L. R. (2018). Percepções e perspectivas discentes nos cursos de pós-graduação em Escrita Criativa da PUCRS. Navegações, 10(2), 149–155. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2017.2.29789

Edição

Seção

Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)