Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil

Autores

  • Luiz Antonio de Assis Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Bernardo Bueno Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Luís Roberto de Souza Júnior Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Moema Vilela Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ángela María Cuartas Villalobos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Daniel Fernando Gruber Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Felipe Karpinski Massaro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Eduardo Bortulini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Geysiane Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Harini Abja Kanesiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Juliana Maffeis Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lara Maria Luft Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • María Elena Morán Atencio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Tiago Dantas Germano Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Vitoria de Almeida Fonseca Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2018.1.33020

Palavras-chave:

Escrita Criativa, Ensino Superior, Pós-graduação, PUCRS, Brasil.

Resumo

Este artigo analisa os resultados da segunda etapa da pesquisa Escrita criativa na Academia: a formação do escritor, desenvolvida desde 2015 no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) PUCRS, cujo objetivo geral é verificar a estrutura curricular e as condições de ensino oferecidas pelos cursos de mestrado e doutorado voltados para a formação do escritor e do pesquisador na área de Escrita Criativa na universidade. Nesta etapa, procurou-se verificar qual a percepção dos discentes acerca das disciplinas oferecidas, bem como os procedimentos metodológicos adotados no curso, visando melhor adequação dessas propostas, bem como apontar caminhos para uma implantação ampla da Área da Escrita Criativa no Brasil.

 

*** Alumni methodological and curricular notes for postgraduate courses in Creative Writing in Brazil ***

This article analyses the results of the second stage of the research Creative Writing in Academia: the writer’s education, developed since 2015 at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) Graduate Program in Letters. The general objective is to verify the curricular structure and the teaching conditions offered by the Masters and Doctoral courses focusing on the education of writers and researchers in the area of Creative Writing at PUCRS. At this stage, we sought to ascertain the students’ perceptions about the modules and methodological procedures adopted in the course, aiming at a better development of these proposals, as well as to point out ways for a wider implantation of Creative Writing in Brazil.

Keywords: Creative Writing; Higher Education; Graduate Studies; PUCRS; Brazil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de et al. Percepções e perspectivas discentes nos cursos de pós-graduação em Escrita Criativa da PUCRS. Navegações, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 149-155, jul-dez. 2017.

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. A escrita criativa e a universidade. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 50, n. esp. (supl.), p. 105-109, dez. 2015.

COLUMBIA UNIVERSITY. Columbia University School of the Arts Writing Program. Disponível em:

https://arts.columbia.edu/writing. Acesso em: 01 jul. 2018.

DAWSON, Paul. Creative writing and the new humanities. Londres e Nova York: Routledge, 2005.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 22 ed. Petrópolis: Vozes, 2008. PhD in English-creative writing. University of Denver. Disponível em:

https://www.du.edu/ahss/english/graduate/creative-writing-phd/index.html. Acesso em: 12 jul. 2018.

REVERA: Escritos de criação literária do Instituto Vera Cruz. São Paulo: Instituto Vera Cruz. Anual. ISSN 2526-4966. Disponível em:

http://site.veracruz.edu.br/instituto/revera/index.php/revera. Acesso em: 15 jun. 2018.

SCRIPTORIUM: Revista de escrita criativa do programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS. Semestral. ISSN 2526-8848. Disponível em:

https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scriptorium. Acesso em: 15 jun. 2018.

THE UNIVERSITY OF IOWA. College of Liberal Arts and Sciences: Writer’s Workshop. Disponível em:

https://writersworkshop.uiowa.edu/. Acesso em: 01 jul. 2018.

UNIVERSIDAD COMPLUTENSE MADRID. Facultad de Ciencias de la Información: Máster Universitario – Escritura Creativa. Disponível em:

https://www.ucm.es/data/cont/docs/titulaciones/207.pdf. Acesso em: 01 jul. 2018.

UNIVERSITY OF DENVER. University Writing Program. Disponível em:

https://www.du.edu/writing/. Acesso em: 01 jul. 2018.

UNIVERSITY OF EAST ANGLIA. Creative Writing. Disponível em:

https://www.uea.ac.uk/literature/creativewriting. Acesso em: 01 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Brasil, L. A. de A., Bueno, B., Souza Júnior, L. R. de, Pereira, M. V., Villalobos, Ángela M. C., Gruber, D. F., … Fonseca, V. de A. (2018). Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil. Navegações, 11(1), 68–75. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2018.1.33020

Edição

Seção

Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)