Pós-colonialismo lusófono: questões fundamentais
Palavras-chave:
Pós-colonialismo lusófono. Especificidades. Hibridismo cultural. Dualismo social.Resumo
As descobertas históricas e sociológicas têm contribuído de forma decisiva na crítica literária. Assim que os estudos pós-coloniais adentraram a academia, problemas até então olvidados pelos estudos críticos hegemônicos foram trazidos à baila, levando estudiosos a desenvolverem novo instrumental para lidar com esses novos problemas. Portanto, a fim de que se possa contribuir no contexto dos Países Africanos de Língua Oficial Português, reuniram-se os estudos de alguns críticos da colonização. Evidenciou-se, de forma contundente, dois elementos que são estruturais às sociedades africanas (pós-)coloniais: o hibridismo cultural e o dualismo social. A identificação desses elementos estruturais à colonização permite constatar os problemas internos ainda presentes nas colônias portuguesas na África. Assim, neste estudo, nosso objetivo consiste em esboçar os principais aspectos arrolados por críticos pós-coloniais a respeito desses elementos, bem como sugerir aos estudos das literaturas africanas de língua portuguesa um caminho crítico em que o hibridismo e o dualismo sejam analisados como uma herança da colonização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.