A estratégia da narrativa memorialística de Paulo Francis em Trinta anos esta noite e O afeto que se encerra
Palavras-chave:
Paulo Francis, autobiografia, memória, golpe de 64Resumo
Este trabalho tem como objeto os dois volumes de memórias publicados pelo jornalista e romancista Paulo Francis: O afeto que se encerra e Trinta anos esta noite: o que vi e vivi. Nesses dois textos o autor se utiliza de estratégias textuais pouco convencionais do ponto de vista da confissão literária, incorrendo em uma série de desvios e afastamentos do que normalmente é considerado matéria memorialística, mais intimista, misturando suas memórias com enxertos ensaísticos e considerações sobre a política e a cultura brasileira. O objetivo deste trabalho é, portanto, descrever e refletir sobre as estratégias textuais usadas por Francis na construção destas narrativas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.