Mitopoéticas orais: sopros “anônimos” de vida literária
Palavras-chave:
Mitopoéticas, poesia oral, hibridismo, imaginárioResumo
O presente texto é o resultado do amadurecimento de um projeto de pesquisa que estuda as mitopoéticas interpretadas por contadores de "causos" e assombrações da ilha de João Pilatos – Ananindeua/PA. Percebidos como sujeitos de habitats de significados, de ofertas difusas e escolhas livres, sendo assim fronteiriços. Histórias, como a do curupira estuprador, revelam, através do imaginário destes atores sociais, suas negociações diárias com a vida. Tais paisagens culturais, sob o olhar de uma epistemologia, verdadeiramente sensível às diferenças, desmistificará visões exóticas, reducionistas e arrogantes sobre a questão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.