De poetas a músicos e de músicos a poetas: vanguardas em diálogo no Brasil

Autores

  • Tiago Lopes Schiffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.2.20211

Palavras-chave:

Concretismo, Tropicalismo, Vanguardas.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo explicitar a aproximação intelectual entre o Tropicalismo, movimento musical do final dos anos 60 e do início dos 70, e o Concretismo, ideário de poesia moderna dos anos 50 e 60. Para tanto, há, nesse estudo, o intuito de demonstrar que os dois grupos compartilham de concepções artísticas similares e que possuem, por consequência, referências vanguardistas comuns. Acrescenta-se, ainda, que as reflexões a serem expostas materializaram se a partir, inicialmente, da leitura de Verdade Tropical, livro de autoria de Caetano Veloso, e dos manifestos teóricos dos poetas concretistas, compilados em 1965 e publicados sob o título de Teoria da Poesia Concreta – 1950-1960.

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Biografia do Autor

Tiago Lopes Schiffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sou formado em Letras (Português e Literatura Brasileira) e Mestre em Estudos Literários com ênfase em Literatura Brasileira pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Atualmente, sou estudante de Doutorado e integrante do grupo de pesquisa: Literatura Brasileira em dinâmica desigual e combinada, sob a orientação do Prof. Dr. Homero Vizeu Araújo.

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Publicado

2015-11-06

Como Citar

Schiffner, T. L. (2015). De poetas a músicos e de músicos a poetas: vanguardas em diálogo no Brasil. Letrônica, 8(2), 520–528. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.2.20211