Cirando do aprender: Miguilim e os outros em seu percurso de formação

Autores

  • Maria Carolina de Godoy Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Literatura brasileira, personagem, filosofia

Resumo

a proposta deste trabalho é apresentar o estudo da obra “Campo Geral”  (1976) de Guimarães Rosa centrado na análise da personagem Miguilim em seu percurso de formação. Há, nesta narrativa, o acompanhamento da consciência do protagonista e o privilégio de se conhecer o crescimento da força e da liberdade interiores da criança em condições adversas. Ao lado da natureza, o contato com o microcosmo familiar do menino prepara-o para a saída do Mutum e para enxergar o mundo. A análise dessa trajetória pretende destacar aproximações com o romance de formação Emílio (2004) de Jean-Jacques Rousseau. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina de Godoy, Universidade Estadual de Londrina

Professora doutora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina e pesquisadora associada do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Projeto de pesquisa em desenvolvimento “Literatura afro-brasileira e sua divulgação em rede”. 

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

Godoy, M. C. de. (2014). Cirando do aprender: Miguilim e os outros em seu percurso de formação. Letrônica, 6(2), 662–681. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/14872