O uso do mais no português rural afrobrasileiro
Palavras-chave:
Contato linguístico, Português rural afrobrasileiro, Variação MAIS ~ E, Coordenação.Resumo
Este artigo trata da variação MAIS ~ E em contexto de coordenação de elementos na sentença, buscando identificar os contextos linguísticos que favorecem o uso de uma ou de outra variante, bem como verificar a trajetória da variante MAIS no dialeto rural afrodescendente, considerando fatores linguísticos e sociais, nos moldes da Sociolinguística. Nesta pesquisa considerou-se que a variação MAIS ~ E é resultado do contato entre línguas que ocorreu no Brasil no período da colonização, desse modo, selecionaram-se duas comunidades rurais afrodescendentes – Helvécia e Cinzento – localizadas no estado da Bahia. Os resultados encontrados mostram que o uso do MAIS é favorecido na comunidade de Helvécia, entre os falantes adultos e idosos, entre os analfabetos e entre os que não saíram das comunidades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.