Variação vocálica das médias pretônicas no português falado na cidade de Belém (PA)

Autores

  • Regina Celia Fernandes Cruz Universidade Federal do Para
  • Josivane Campos Sousa Polícia Militar do Estado do Pará

Palavras-chave:

vogais pretônicas, variação fonólogica, Português Brasileiro, projeto PROBRAVO

Resumo

Este artigo trata da variação das vogais médias pretônicas no português falado no município de Belém (PA), para isso, tomou-se como método de análise os pressupostos da Sociolinguística Variacionista. Para a realização do presente estudo, foram submetidos ao programa Varbrul um total de 1.434 dados de 48 informantes pertencentes a uma amostra estratificada em sexo, escolaridade e faixa etária. Os resultados fornecidos pelo programa mostraram que, na área urbana da capital paraense, predomina a manutenção das vogais médias fechadas pretônicas (.819). Os grupos de fatores selecionados como favorecedores da manutenção foram os seguintes: a) fonema vocálico da sílaba tônica tanto no caso de pretônica oral quanto nasal ou nasalizada; b) distância da vogal pretônica para a sílaba tônica; c) sufixos; d) consoante do onset; e) peso silábico em relação à sílaba da variável dependente; f) escolaridade do informante e; g) faixa etária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Celia Fernandes Cruz, Universidade Federal do Para

Professora Associado II da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Para, atuando tanto na graduacao quando na Pos-graduacao em Linguistica. Bolsista Produtividade do CNPq desde 2009.

Josivane Campos Sousa, Polícia Militar do Estado do Pará

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Pará (2010). Soldado da Polícia Militar do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2013-10-14

Como Citar

Cruz, R. C. F., & Sousa, J. C. (2013). Variação vocálica das médias pretônicas no português falado na cidade de Belém (PA). Letrônica, 6(1), 26–46. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/13401