Formas alternantes do encontro consonantal tautossilábico na fala de crianças
Palavras-chave:
Encontro Consonantal Tautossilábico, Variação Linguística, Modelos Multi-representacionais, Fonologia de Uso, Modelo de ExemplaresResumo
O objetivo deste artigo foi investigar a variação entre sílaba CCV e CV na fala de crianças com aquisição completada, tendo a Fonologia de Uso e a Teoria de Exemplares como referenciais teóricos. Nessas abordagens, assume-se que a representação mental é composta por múltiplos exemplares e que a estrutura linguística emerge do uso. Para a coleta de dados, foram realizados os procedimentos de repetição de palavras, nomeação, reconto de estórias e interação utilizando-se um jogo da memória com figuras que representavam palavras com o encontro consonantal tautossilábico. Os resultados indicaram que as palavras apresentaram comportamento distinto em relação ao cancelamento do tepe do encontro consonantal na fala de crianças com aquisição completada. Os fatores indivíduo, palavra, tonicidade, tamanho e frequência da palavra foram considerados relevantes.Downloads
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