A história da literatura exausta: Enrique Vila-Matas e a literatura mundial
Palavras-chave:
história da literatura, literatura mundial, exaustão, Enrique Vila-MatasResumo
A história literária vem reformulando seus métodos, com o intuito de construit novas formas de organização de seu objeto. Uma possibilidade vem por intermédio da própria literatura: o aprendizado estético da história. Une-se a isso o conceito de literatura mundial (idealizado por Goethe e utilizado atualmente por Franco Moretti) e o trabalho de Enrique Vila-Matas, que cria uma história da literatura particular de dentro de ficções como História abreviada da literatura portátil. São estes dois fenômenos que nos ajudarão a entender os modelos contemporâneos da história literária e o quão exaustos eles estão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.