Explorando uma interface entre a escritura e a consciência
Palabras clave:
interface, escritura, consciência.Resumen
O presente estudo objetiva tecer reflexões sobre as relações existentes entre escritura e consciência. Trata-se, sobretudo, de objetos que perpassam as áreas da Linguística e da Psicologia. Nesse limiar, emerge a Psicolinguística, disciplina autônoma que, num primeiro momento, constitui-se como uma área de pesquisa interdisciplinar ao abranger aspectos comuns às duas ciências. Numa interface externa, inserem-se a escritura e a consciência como objetos que interessam, respectivamente, à Linguística e à Psicologia. Numa interface interna, pode-se estudá-los pelo prisma da Psicolinguística e da Psicologia Cognitiva. A escritura, pelo viés psicolinguístico, pode tanto abranger os processos cognitivos que operam no cérebro de um escritor como o produto que resulta da ação direta de um agente. A consciência, por sua vez, contempla uma variedade de definições. Adota-se aqui a concepção de consciência como o conhecimento que as pessoas têm de seus objetos mentais, sejam eles percepções, imagens ou sentimentos. Nesse sentido, procura-se analisar a natureza da escritura e da consciência por se pressupor que consistem em processos cognitivos que exercem influência mútua.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.