Desambiguação lexical bilíngue: a natureza dos efeitos de coativação lexical entre as línguas
Palabras clave:
Bilinguismo, Disambiguação lexical, Ativação cross-linguísticaResumen
Este estudo examinou o efeito da ativação lexical cross-linguística no processo de desambiguação lexical em contexto de sentença. Na condição em que o significado dominante do homônimo era comum entre as línguas, bilíngues de espanhol e inglês leram frases em inglês que continham informação semântica relacionada ao significado subordinado de homônimos que eram cognatos ou não cognatos com o espanhol. A habilidade dos participantes de rejeitar palavras alvo relacionadas ao significado dominante do homônimo demonstrou maior inibição quando o homônimo era cognato e tinha o significado dominante em comum com o espanhol. Na condição em que o significado subordinado era comum entre as línguas, os bilíngues de espanhol e inglês leram frases que continham informação semântica relacionada ao significado dominante do homônimo e foram instruídos a aceitar palavras alvo relacionadas a qualquer significado do homônimo. Neste caso, o status cognato do homônimo facilitou a aceitação de palavras alvo relacionadas ao significado subordinado, quando este era comum com o espanhol. Os resultados são discutidos em termos de extensão de modelos atuais de processamento de ambiguidade para que se leve em consideração o processamento bilíngue.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.