O processo de semivocalização de líquidas laterais em posição pré-vocálica: uma revisão teórica
Palabras clave:
Semivocalização, Líquidas laterais, Aquisição da linguagem, Variação LingüísticaResumen
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de semivocalização das consoantes líquidas laterais em posição pré-vocálica através de uma revisão bibliográfica sobre este assunto. Primeiramente, são caracterizadas tais consoantes e levantadas as justificativas para o aparecimento do processo que as fazem ser realizadas como semivogais. Posteriormente, tal fenômeno é discutido na área da Aquisição da Linguagem e na área da Variação Lingüística. Para tanto, utilizou-se dos conceitos de Câmara Jr (1953 e 1987), Hernandorena (1988, 1990 e 2001), Azambuja (1998), Silva (2003) e Aragão (1999). Com base nesses autores, entre outros, pode-se dizer que, na aquisição da linguagem, a semivocalização é uma etapa natural da aquisição das líquidas, devido à complexidade de articulação desse tipo de consoante. Já na variação lingüística, a semivocalização envolve dois processos: a despalatalização e a iotização, que se referem somente à consoante //. Além disso, na atual fase de nossa língua, a tendência de algumas comunidades é o processo oposto ao da evolução apresentada do latim para o português, ou seja, a despalatalização e iotização, visto que, pelo princípio da economia, essas seriam as tendências típicas a serem estabelecidas, visto a facilitação articulatória que proporcionam.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.