Influência da percepção inferencial na formação de vogal epentética em estrangeirismos
Palabras clave:
epêntese, sílaba, percepção, inferência.Resumen
O objetivo deste texto é mostrar que o fenômeno da epêntese em vocábulos de origem estrangeira é resultado da percepção. Nesse sentido, o falante de português moldará palavras que não lhe são foneticamente habituais a fim de adequá-las ao seu sistema silábico. Parte-se da hipótese de que a percepção do falante em relação à estrutura silábica em sua língua é um elemento-chave na formação de inferências interpretativas quanto à pronúncia de estrangeirismos, visto que, nesse processo, o falante une as informações (fonológicas) adquiridas em contato com sua língua-mãe àquelas da língua estrangeira, criando uma vogal ilusória a fim de que o molde silábico que ele conhece seja preenchido. É por esse motivo que status, por exemplo, pode ser pronunciado com a inserção da vogal epentética como em [is‘tatus].Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.