O reconhecimento das marcas de uma notícia por alunos de 6ª série do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Cláudia Belmonte Rahal Centro Universitario Metodista do Sul IPA

Palabras clave:

Moldura da superestrutura da notícia, Leitura e Escritura, Consciência Lingüística.

Resumen

A presente pesquisa teve o objetivo de investigar as marcas da moldura da superestrutura da notícia identificadas por alunos de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre durante a leitura, e o uso dessas marcas, como determinante do gênero textual em estudo, no momento da escritura, verificando o nível de consciência lingüística e as correlações estabelecidas entre os dois processos pelos sujeitos da pesquisa. Para concretizar as investigações, utilizamos cinco instrumentos: uma forma representativa da moldura de uma notícia, uma entrevista a respeito das marcas identificadas na forma representativa, um texto/fonte, uma entrevista sobre as marcas reconhecidas na moldura do texto/fonte e a produção de uma notícia. Os resultados evidenciaram que há uma correlação positiva entre as marcas da moldura da superestrutura identificadas e reconhecidas durante a leitura e as utilizadas no momento da produção da notícia. A análise das entrevistas individuais realizadas com os sujeitos também deixa claro que o nível de consciência lingüística é fator decisivo na identificação da moldura da superestrutura da notícia.

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Biografía del autor/a

Cláudia Belmonte Rahal, Centro Universitario Metodista do Sul IPA

Mestrado em Linguistica PUCRS Professora Curso de Letras IPA

Publicado

2009-07-29

Cómo citar

Rahal, C. B. (2009). O reconhecimento das marcas de uma notícia por alunos de 6ª série do Ensino Fundamental. Letrônica, 2(1), 105–122. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/4907