Evidencia de validez de las Tareas de Comprensión de Metáforas Primarias

una revisión de la literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44362

Palabras clave:

Compreensão de Metáforas Primárias, Desenvolvimento de instrumentos linguísticos, Evidências de Validade, Linguagem Figurada, Teoria da Metáfora Conceitual

Resumen

El presente estudio buscó, a través de una revisión de la literatura, presentar evidencias de validez de dos Tareas de Comprensión de Metáforas Primarias, una con estímulos verbales y otra con estímulos no verbales. Ambas tareas son parte de um instrumento más amplio de comprensión del linguaje figurado (Instrumento COMFIGURA), desarrollado desde la perspectiva de la Lingüística Cognitiva, del marco teórico de la Teoría de la Metáfora Conceptual y de las recomendaciones de la Psicometría. Se realizó um levantamiento de estudios empíricos en portugués e inglés con las tres versiones existentes de las Tareas, en las siguientes bases de datos: LUME UFRGS, EBSCOhost, Periódicos CAPES, PubMed, Web of Science y PsycInfo. Se encontraron, analizaron y sistematizaron seis estudios en cuanto a la versión de las tareas utilizadas, los resultados encontrados por los autores y las evidencias de validez identificadas. En general, se encontraron evidencia de validez de criterio, validez de contenido y basada en el proceso de respuesta de las tareas primarias de comprensión de metáforas (verbales y no verbales), en sus tres versiones. De esta manera, pretendemos contribuir a la presentación de COMFIGURA que pueda ser utilizado por clínicos e investigadores, con el fin de avanzar en las teorías de la metáfora conceptual y la metáfora primaria, analizando su aplicación en diferentes contextos.

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Biografía del autor/a

Maity Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil.

Maity Siqueira é professora do PPG Letras da UFRGS. Tem graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Linguística pela PUCRS. Realizou doutorado sanduíche e estágio sênior na University of California, Santa Cruz. Atua na área da Psicolinguística, com foco na compreensão de linguagem figurada. Seus principais interesses de pesquisa são a compreensão e a aquisição de linguagem figurada e o desenvolvimento e validação de um teste psicométrico que avalia a capacidade de compreender linguagem figurada.

Caroline Girardi Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda e mestra em Letras – Estudos da Linguagem (Psicolinguística) no Programa de Pós-Graduação em Letras, na UFRGS. Participa do grupo de pesquisa METAFOLIA – Estudos em Semântica Cognitiva e, atualmente, atua como Postgraduate Liaison na comissão executiva do RaAM (The Association for Researching and Applying Metaphor). Pesquisa sobre a avaliação da compreensão de linguagem figurada por crianças, adolescentes e adultos.

Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestre e doutora em Psicologia pela UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Laura Baiocco, Universidade do Arizona, Departamento de Psicologia, Tucson, AZ, Estados Unidos da América.

Doutoranda em Psicologia pela Universidade do Arizona, em Tucson, AZ, EUA. Mestra e bacharel em Letras pela UFRGS. Atualmente, pesquisa sobre o papel da emoção no processamento de metáforas

Tamara Melo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Itajaí, SC, Brasil.

Mestre e doutora em Letras pela UFRGS. Licenciada em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – pela mesma universidade. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Pragmática, Semântica e Psicolinguística.

Sergio Duarte Jr, Psicólogo clínico e psicoterapeuta em consultório particular, Porto Alegre, RS, Brasil.

Psicólogo clínico, psicoterapeuta. Mestre em Letras – Estudos da Linguagem (Psicolinguística) no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Neuropsicologia (CFP) e em Avaliação Psicológica (UFRGS). Em consultório particular, atende crianças e famílias no contexto do neurodesenvolvimento (típico e atípico) a partir de uma perspectiva sociocognitiva.

Daniela Marques, Fonoaudióloga em consultório particular, Porto Alegre, RS, Brasil.

Fonoaudióloga pelo IMEC. Tem mestrado em Psicologia e doutorado em Linguística, ambos pela UFRGS.
Atua na área de reabilitação auditiva e de linguagem de crianças e adultos.

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Publicado

2023-12-15

Cómo citar

Siqueira, M., Girardi Ferrari, C., de Carvalho Rodrigues, J., Baiocco, L., Melo de Oliveira, T., Duarte Jr, S., & Marques, D. (2023). Evidencia de validez de las Tareas de Comprensión de Metáforas Primarias: una revisión de la literatura. Letrônica, 16(1), e44362. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44362

Número

Sección

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES