‘Bnafe soa melhor que Shrabe?’
Julgamento de aceitabilidade de sequências consonantais frequentes, pouco frequentes, marginais e ausentes no Português Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.42637Palabras clave:
Fonologia de Laboratório, fonotaxe, sílaba, ataques ramificados, julgamento de aceitabilidadeResumen
Esta pesquisa explora a gramática fonotática das sílabas de ataque ramificado CCV (Consoante1+Consoante2+Vogal) do Português Brasileiro, analisando suas propriedades e restrições combinatórias. O estudo mensura o julgamento de aceitabilidade de falantes nativos sobre encontros consonantais de frequência alta (/tɾ, pɾ, bɾ/), baixa (/dɾ, kl, gl/) e marginal (/tl, dl, vl/), contrapondo-os a encontros consonantais não atestados na língua, de escala de sonoridade não marcada (sonoridade ascendente /bn, ʃɾ/) e marcada (sonoridade descendente /lb, řt/; plateaus /xl, ft/). Nosso objetivo, com isso, é delinear a intuição fonotática do falante, traçando os efeitos do Léxico (frequência) e da Fonologia (Escala de Sonoridade) na gramática fonotática do PB. Os resultados apontam aceitabilidade distinta entre sequências de alta e baixa frequência, atestando um efeito do Léxico. Entretanto, sequências de frequência igual a zero apresentam julgamentos também distintos por efeito da Escala de Sonoridade, apontando para uma inter-relação Fonotaxe↔Léxico. /tl, dl, vl/, por sua vez, se mostram distintos tanto das sequências atestadas quanto das não atestadas, revelando caráter marginal. A seguinte escala de gradiência fonotática foi constatada: /pɾ, bɾ/≻/tɾ/≻/gl/≻/dɾ/≻/kl/≻/vl, dl/≻/tl/≻/ʃɾ, bn/≻/ft/≻/řt/≻/xl/≻/lb/.
Descargas
Citas
ALBRIGHT, Adam. Gradient Phonological Acceptability as a Grammatical Effect. Manuscrito. [S. l.]: MIT, 2007. Disponível em: http://web.mit.edu/albright/www/papers/ Albright-GrammaticalGradience.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022.
ALGEO, John. What Consonant Clusters Are Possible? Word, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 206-224, 1978. https://doi.org/10.1080/00437956.1978.11435661 DOI: https://doi.org/10.1080/00437956.1978.11435661
BENEVIDES, Aline de Lima; GUIDE, Bruno. Corpus ABG. In: Git Hub. [S. l.], 2016. Disponível em https://github.com/SauronGuide/corpusABG. Acesso em: 1 maio 2020.
BERENT, Iris; STERIADE, Donca; LENNERTZ, Tracy; VAKNIN, Vered. What we know about what we have never heard: Evidence from perceptual illusions. Cognition, [S. l.], v. 104, n. 3, p. 591-630, 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cognition.2006.05.015
BETHIN, Christina. Polish Syllable Structure. In: VAN OOSTENDORP, Mark; EWEN, Collin; HUME, Elizabeth; RICE, Keren (Ed.). The Blackwell Companion to Phonology, [S. l.], v. 1, p. 1-22, 2011. https://doi.org/10.1002/9781444335262.wbctp0109. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444335262.wbctp0109
CHOMSKY, Noam; HALLE, Morris. The sound patterns of English. NY: Haper & Row, 1965.
COLEMAN, John; PIERREHUMBERT, Janet. Stochastic phonological grammars and acceptability. In: COLEMAN, John (Ed.). Third Meeting of the ACL Special Interest Group in Computational Phonology: Proceedings of the Workshop. East Stroudsburg, PA: Association for Computational Linguistics. 1997. p. 49-56.
COLLISCHONN, Gisela. A epêntese vocálica no português do sul do Brasil: análise variacionista e tratamento pela Teoria da Otimalidade. Letras de hoje, Porto Alegre, n. 119, p. 285-318, mar. 2000.
CUNHA, Conceição. A elisão vocálica no português europeu. In: Arden; Märzhäuser; Meisnitzer (ed.). Linguística do português: Rumos e pontes. München: Meidenbauer, 2011. p. 1-17.
CUNHA, Conceição. Portuguese Lexical Clusters and CVC Sequences in Speech Perception and Production. Phonetica, [S. l.], v. 72, p. 138-161, 2015. http://dx.doi.org/10.1159/000441360 DOI: https://doi.org/10.1159/000441360
DELL, Gary; GORDON, Jean. Neighbors in the lexicon: Friends or foes? Phonetics and Phonology in Language Comprehension and Production: Differences and Similarities, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 9-38, 2003.
FREITAS, Maria João; FROTA, Sonia; VIGÁRIO, Marina; MARTINS, Fernando. Efeitos prosódicos e efeitos de frequência no desenvolvimento silábico em Português Europeu. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA, 20., 2006, Lisboa. Anais [...]. Lisboa: APL, 2006. p. 397-412.
GAMA-ROSSI, Aglael; ALMEIDA, Soluá. Reavaliação de resultados experimentais sobre a fonotaxe do português brasileiro: transições entre fones e grau de aceitabilidade em logatomas. Revista Intercâmbio, [S. l.], v. 13, p. 1-8, 2004.
GAMA-ROSSI, Aglael; MADUREIRA, Sandra. Julgamentos de aceitabilidade da fonotaxe do português brasileiro: primeira análise. Estudos Lingüísticos, São Paulo, v. 31, p. 157-164, 2002.
GOLDRICK, Matthew; LARSON, Meredith. Phonotactic probability influences speech production. Cognition, [S. l.], v. 107, p. 1155-1164, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cognition.2007.11.009
GORMAN, Kyle. A program for phonotactic theory. CLS Proceedings, [S. l.], n. 47, v. 1, p. 79-93, 2011.
GORMAN, Kyle. Generative Phonotactics. 2006. 164 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade da Pensilvânia, Filadélfia, 2006.
HAYES, Bruce; Colin WILSON. A Maximum Entropy Model of Phonotactics and Phonotactic Learning. Linguistic Inquiry, [S. l.], v. 39, n. 3, p. 379-440, 2008. http://dx.doi.org/10.1162/ling.2008.39.3.379. DOI: https://doi.org/10.1162/ling.2008.39.3.379
JAROSZ, Gaja. Defying the stimulus: Acquisition of complex onsets in Polish. Phonology, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 269-298, 2017. https://doi.org/10.1017/S0952675717000148. DOI: https://doi.org/10.1017/S0952675717000148
JAROSZ, Gaja; RYSLING, Amanda. Sonority Sequencing in Polish: the Combined Roles of Prior Bias and Experience. Proceedings of the 2016 Annual Meetings on Phonology, USC, 2017. http://dx.doi.org/10.3765/amp.v4i0.3975. DOI: https://doi.org/10.3765/amp.v4i0.3975
MIRANDA, Ana. A aquisição do “r”: uma contribuição à discussão sobre seu status fonológico. 1996. 125fls. Dissertação (Mestrado em Letras) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
ORZECHOWSKA, Paula; WIESE, Richard. Preferences and variation in word-initial phonotactics: A multi-dimensional evaluation of German and Polish. Folia Linguistica, [S. l.], v. 49, n. 2, p. 439-486, 2015. https://doi.org/10.1515/flin-2015-0016. DOI: https://doi.org/10.1515/flin-2015-0016
PENSADO, Cármen. On the interpretation of the non-existent: non-occurring syllable types in Spanish phonology. Folia Linguistica, [S. l.], n. 19, p. 313-320, 1985. DOI: https://doi.org/10.1515/flin.1985.19.3-4.313
SELKIRK, Elizabeth. On the major class features and syllable theory. In: ARONOFF, Mark; OEHRLE, Richard (org.). Language Sound Structure. Cambridge, MIT Press, 1984. p. 107-136.
SHADEMAN, Shabnam. Is Phonotactic Knowledge Grammatical Knowledge? In: BAUMER, Donald; MONTERO, David; SCANLON, Michael (org.). In: WEST COAST CONFERENCE ON FORMAL LINGUISTICS, 25., 2006, Somerville. Anais [...]. Somerville: Cascadilla Project, 2006. v. 1, p. 371-379.
SIEVERS, Eduard. Grundzüge der Phonetik, zur Einführung in das Studium der Lautlehre der indogermanischen Sprachen. Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1881.
SOUZA, Paulo. Lacunas entre os ataques complexos no português: um olhar diacrônico e algumas considerações relacionadas à percepção. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 65, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5794-e13210
TONI, Andressa. Sílabas de ataque ramificado CCV em Português Brasileiro: Produtivas ou lexicalizadas? Quintú Quimün, [S. l.], v. 4, p. 1-33, 2020.
TONI, Andressa. Frequência lexical dos ataques ramificados CCV em Português Brasileiro: comparando a fala adulta, a fala dirigida à criança e a fala infantil nos corpora FI e FDC. Revista da Abralin, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 1-33, 2021. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v20i1.1801
VITEVITCH, Michael; LUCE, Paul. When words compete: Levels of processing in perception of spoken words. Psychological Science, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 325-329, 1998. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9280.00064
WHITE, James; CHIU, Faith. Disentangling phonological well-formedness and attestedness: An ERP study of onset clusters in English. Acta Linguistica Academica, [S. l.], v. 64, n. 4, p. 513-537, 2017. https://doi.org/10.1556/2062.2017.64.4.2. DOI: https://doi.org/10.1556/2062.2017.64.4.2
WIESE, Richard; ORZECHOWSKA, Paula; ALDAY, Phillip; ULBRICH, Christiane. Structural Principles or Frequency of Use? An ERP Experiment on the Learnability of Consonant Clusters. Frontiers Psychology, [S. l.], v. 7, p. 1-15, 2017. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.02005 DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.02005
ZSIGA, Elizabeth. The sounds of language: An introduction to phonetics and phonology. Malden, MA: Willey-Blackwell, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Letrônica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.