Mulheres, História e Literatura
Reflexões sobre a representação feminina em diferentes momentos da obra de Pepetela
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.3.39052Palabras clave:
Representação Feminina, Pós-Colonial, Pós-Moderno, Pepetela, Metaficção HistoriográficaResumen
A metaficção historiográfica, como tratado por Linda Hutcheon (1991) em Poética do pós-modernismo, é o tipo de produção mais utilizada no âmbito pós-moderno, trazendo a mescla entre história e ficção, retomando o passado de maneira irônica e não nostálgica. Assim, observa-se uma escrita marcada pela presença da interface literatura e história, que contempla tanto a estratégia pós-moderna quanto a estratégia pós-colonial de produção. Ademais, é comum às obras de ambos, a representação do individuo subalterno, ou como coloca Linda Hutcheon, do ex-cêntrico. Pensando nisso, o artigo que se segue, visa analisar duas obras angolanas escritas por Pepetela, A geração da utopia (1992) e Se o passado não tivesse asas (2016), a partir das questões relacionadas ao pós-moderno e ao pós-colonial, observando a interface entre o literário ou o ficcional e a história, e a representação do subalterno, nesse caso a figura feminina.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Maria Paula Nascimento; SANTOS, Myrian Sapúlveda dos. História, memória e esquecimento: Implicações políticas. Coimbra: Revista Crítica de Ciências Sociais, 2007.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe; tradução Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção; tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.
LARANJEIRA P. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa, PT: Universidade Aberta, 1995.
MATA, Inocência. A condição pós-colonial das literaturas africanas de língua portuguesa: algumas diferenças e convergências e muitos lugares comuns. In: LEÃO, Ângela Vaz (Org.). Contatos e Ressonâncias Literaturas africanas de Língua Portuguesa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2003.
MATA, Inocência. Ficção e História na Literatura Angolana: O caso de Pepetela. Lisboa: Edições Colibri, 2010.
MATA, Inocência. Pepetela: a releitura da história entre gestos de reconstrução. In:
MATA, Inocência. Laços de memória & outros ensaios sobre literatura angolana. Luanda: União dos Escritores Angolanos, 2006.
PADILHA, Laura Cavalcante. Literaturas africanas e pós-modernismo: uma indagação. In: PADILHA, Laura Cavalcante. NOVOS PACTOS, OUTRAS FICÇÕES: ENSAIOS SOBRE LITERATURAS AFRO-LUSO-BRASILEIRAS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
PEPETELA. A Geração da Utopia. São Paulo: LeYa, 2013.
PEPETELA. Se o passado não tivesse asas. Rio de Janeiro: LeYa, 2017.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Letrônica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.