Leitura de gráficos de setores e compreensão multimodal

Uma investigação psicolinguística de fatores top-down e bottom-up

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37524

Palabras clave:

Compreensão multimodal, leitura de gráficos de setores, rastreamento ocular

Resumen

Este estudo insere-se no esforço que se tem empreendido para explorar as bases da compreensão multimodal, abordando, aqui, a interferência de variáveis top-down e bottom-up na compreensão de gráficos de setores (popularmente, gráficos de pizza). Sondou-se, especificamente, o papel do título (diretivo vs. não diretivo) e o da posição da legenda (à esquerda vs. à direita da pizza) durante a leitura de uma série de gráficos por um grupo de 40 estudantes universitários. Foram monitorados os movimentos oculares e as fixações do olhar dos participantes em um experimento de eye tracking, a partir do qual obtiveram-se dados significativos de custo de processamento ao integrar as informações visuais e do título. Os achados experimentais foram brevemente discutidos à luz de aspectos dos modelos teóricos de compreensão de gráficos (ACARTÜRK, 2010; PINKER, 1990) bem como de princípios cognitivos a observar na produção de gráficos (KOSSLYN, 2006).

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Biografía del autor/a

Erica dos Santos Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora da mesma instituição. Bolsista PQ2_CNPq 311422/2019-5.

Antonio João Carvalho Ribeiro, Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX)- UFRJ

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professor I de Língua Portuguesa da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) (aposentado).

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Publicado

2020-10-08

Cómo citar

Rodrigues, E. dos S., & Ribeiro, A. J. C. (2020). Leitura de gráficos de setores e compreensão multimodal: Uma investigação psicolinguística de fatores top-down e bottom-up. Letrônica, 13(4), e37524. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37524