Imagens de quem escreve: entrenotas sobre o lugar do escritor
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33500Palabras clave:
Fotografia. Literatura. Crítica biográfica. Crítica iconográfica. Literatura brasileira.Resumen
O diálogo entre diferentes artes é uma das marcas da teoria e da crítica literária e cultural contemporânea, interessadas no caráter interdisciplinar dos fenômenos culturais e objetos artísticos. Nesse ensaio, analiso alguns aspectos da relação entre imagem e palavra na obra fotobiográfica O lugar do escritor, do fotógrafo Eder Chiodetto. A partir da leitura de algumas fotos e comentários dos escritores, proponho conexões entre as noções de punctum e biografema, nos termos de Roland Barthes, que operam em estreita relação com a dissolução de fronteiras rígidas na estética contemporânea, quer seja no âmbito da crítica biográfica ou iconográfica. Concluo a discussão realçando a impureza e efemeridade como aspectos basilares do trabalho de Chiodetto, cuja originalidade e beleza estão apartadas da linearidade, do sequenciamento ortodoxo e da consecução objetiva. A morte – captada pelo flash da câmera – e a vida – reinventada em fragmentos de si entregues pelos escritores – estão implicadas uma na outra, duplamente contaminadas.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia e Literatura; Crítica biográfica; Crítica Iconográfica; Literatura Brasileira.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Saraiva de bolso), 2012.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier e Loyola. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIODETTO, Eder. O lugar do escritor. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs. v. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DERRIDA, Jacques. O olho da Universidade. São Paulo: Estação, Liberdade, 1999.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história.
In:FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 6ª edição, 1986.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979, p. 77-78.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SOUZA, Eneida Maria de. Janelas Indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.