A hipótese da primazia do aspecto e telicidade: um estudo de caso duplo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.2.32465

Palabras clave:

Aspecto. Telicidade. Hipótese da primazia do aspecto. Composicionalidade aspectual. Aquisição da linguagem.

Resumen

Este trabalho se propõe a refletir sobre a representação linguística de aspecto a partir de um estudo de caso duplo, com dados de aquisição da linguagem sobre a associação entre aspecto lexical e aspecto gramatical. Seu objetivo principal é avaliar a hipótese da primazia do aspecto, segundo a qual a marcação de tempo-aspecto seria limitada pelo aspecto lexical dos verbos. Para tanto, coloca-se à prova a hipótese de que, no processo de aquisição de aspecto, a associação entre aspecto lexical e aspecto gramatical se baseia na relação entre telicidade e perfectividade. A partir da análise dos dados, a hipótese da primazia do aspecto não pôde ser refutada completamente. Todavia, abarcando diferentes propostas teóricas sobre as propriedades semânticas do VP (sintagma verbal), refuta-se a hipótese de que a primazia do aspecto estaria ancorada na relação entre telicidade e perfectividade. Demonstra-se, ainda, a compatibilidade dos dados com a proposta de telicidade dizer respeito à sintaxe interna ao VP. Por fim, argumenta-se que não haveria leitura composicional de aspecto nas etapas iniciais de aquisição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Lessa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora do curso de Letras e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro (UFRRJ). 

Citas

ANDERSEN, Roger. La adquisición de la morfologia verbal. Lingüística, [s. l.], v. 1, p. 89-141, 1989.

ANDERSEN, Roger W.; SHIRAI, Yasushiro. Discourse motivations for some cognitive acquisition principles. Studies in Second Language Acquisition, Bloomington, v. 16, p. 133-156, 1994. https://doi.org/10.1017/S0272263100012845

ANDERSEN, Roger; SHIRAI, Yasushiro. Primacy of aspect in first and second language acquisition: the pidgin/creole connection. In: RITCHIE, William C.; BHATIA, Tej K. (ed.). Handbook of second language acquisition. San Diego: Academic Press, 1996. p. 527-570.

https://doi.org/10.1016/B978-012589042-7/50018-9

ANTINUCCI, Francesco; MILLER, Ruth. How children talk about what happened. Journal of Child Language, Cambridge, v. 3, n. 2, p. 169-189, 1976. https://doi.org/10.1017/S0305000900001434

BARDOV-HARLIG, Kathleen. Tense and aspect in second language acquisition: form, meaning and use. Malden: Blackwell, 2000.

BERNDT, Rita Sloan; CARAMAZZA, Alfonso. How “regular” is sentence comprehension in broca’s aphasia? It depends on how you select the patients. Brain and Language, Orlando, v. 67, n. 3, p. 242-247, May 1999. https://doi.org/10.1006/brln.1999.2130

BERTINETTO, Pier. The progressive in Romance, as compared with English. In: DÄHL, Östen (ed.). Tense and aspect in the languages of Europe. Berlin: Mouton de Gruyter, 2000. p. 559-664.

BITTENCOURT, Marco Túlio; NAVES, Rozana; LUNGUINHO, Marcus. An analysis of the progressive with stative verbs in Brazilian Portuguese. Caderno de Squibs: Temas em Estudos Formais da Linguagem, Brasília, v. 2, n. 2, p. 59-68, 2016.

BLOOM, Lois; LIFTER, Karin; HAFITZ, Jeremie. Semantics of verbs and the development of verb inflection in child language. Language, Washington, v. 56, n. 2, p. 386-412, 1980. https://doi.org/10.1353/lan.1980.0001

BROWN, Roger. A first language: the early stages. Cambridge: Harvard University Press, 1973. https://doi.org/10.4159/harvard.9780674732469

CHOMSKY, Noam. Language and problems of knowledge: the Managua lectures. Cambridge: MIT Press, 1988.

COMRIE, Bernard. Aspect. Cambridge: Cambridge University Press, 1976.

DOWTY, David. Word meaning and montague grammar. Reidel: Dordrecht, 1979. https://doi.org/10.1007/978-94-009-9473-7

GUIMARÃES, Patricia. Verbos de estado e a morfologia de progressivo: um estudo comparativo entre o português do Brasil e o inglês dos Estados Unidos da América. Rio de Janeiro, 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

LEECH, Geoffrey. Meaning and the English verb. London: Pearson, 2004.

LESSA, Adriana. Dissociação entre tempo e aspecto à luz da aquisição da linguagem. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

NOVAES, Celso. Neuropsychology and linguistic aphasiology: evidence in favor of case studies. Brain and Cognition, New York, v. 55, n. 2, p. 362-364, 2004. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2004.02.047

ROTHSTEIN, Susan. Theoretical and crosslinguistic approaches to the semantics of aspect. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2008. https://doi.org/10.1075/la.110

SCLIAR-CABRAL, Leonor. A explanação linguística em gramáticas emergentes. 1977. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1977.

SHIRAI, Yasushiro; ANDERSEN, Roger. The acquisition of tense-aspect morphology: a prototype account. Language, Washington, v. 71, n. 4, p. 743-762, 1995. https://doi.org/10.2307/415743

SLABAKOVA, Roumyana; MONTRUL, Silvina. Genericity and Aspect in L2 Acquisition. Language Acquisition, Hillsdale, v. 11, n. 3, p. 165-196, 2003. https://doi.org/10.1207/s15327817la1103_2

SMITH, Carlota. The parameter of aspect. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1991.

VENDLER, Zeno. Verbs and times. In: VENDLER, Zeno (ed.). Linguistics in Philosophy. Ithaca: Cornell University Press, 1967. p. 97-121.

VERKUYL, Henk. Aspectual composition: surveying the ingredients. In: UTRECHT PERSPECTIVES ON ASPECT CONFERENCE, 2001. Proceedings […]. [S. l.: s. n.], 2001. p. 201-219.

WEIST, Richard et al. The defective tense hypothesis: on the emergence of tense and aspect in child Polish. Journal of Child Language, Cambridge, v. 11, n. 2, p. 347-374, June 1984. https://doi.org/10.1017/S030500090000581X

Publicado

2019-10-10

Cómo citar

Lessa, A. (2019). A hipótese da primazia do aspecto e telicidade: um estudo de caso duplo. Letrônica, 12(2), e32465. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.2.32465