Onde está a nossa pátria; para onde retornamos?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984.4301.3.32361Palabras clave:
Identidade, Pátria, Retornados.Resumen
Este artigo trata do tema dos retornados da antiga colónia portuguesa, Angola. No romance O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, acompanhamos a história de uma família de retornados que adquire um forte valor simbólico. A mãe significa a cisão entre os dois mundos, o real, o palpável, e o invisível; simboliza também a dor dos retornados de não encontrarem casa “em casa”, em Portugal, que deveria ser a pátria deles, mas onde são considerados cidadãos de segunda classe. Ela é também um espelho do interior das personagens. O pai simboliza a terra, a casa e representa o porto seguro para a família. O papel dele é parcialmente retomado pelo filho Rui, que é também narrador, na primeira etapa da vida em Portugal. Ele simboliza o futuro e apela para a “não cegueira” sobre o tema das ex-colónias, vence o medo, tão presente no romance, aos “demónios” da mãe, ao próprio medo e ao futuro. No futuro, num tempo novo, começar-se-á a construir o presente, a verdadeira Pátria, onde quer que seja, na metrópole ou nas colônias.
Descargas
Citas
CARDOSO, Dulce Maria. O retorno. Lisboa: Edições Tinta da China, 2011.
CARDOSO, Dulce Maria. Entrevista a Dulce Maria Cardoso. Diário de Notícias, Lisboa, 17.8.2016.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Slovar simbolov. Mladinskaknjiga: Ljubljana, 1993.
COUTO, Mia. Entrevista a Barbara Jürsic. DNEVNIK, Invervju z Mio Coutom, 12.7.2006.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Didática, 2012.
GUERRA, João Paulo. Descolonização portuguesa: o regresso das caravelas. Lisboa: Círculo de Leitores, 2000.
LOURENÇO, Eduardo, O labirinto da saudade. Lisboa: Gradiva, 2005.
LOURENÇO, Eduardo. Portugal como destino seguido de mitologia da saudade. 4. ed. Gradiva: Lisboa, 1999.
PETROV, Peter, O romance português pós-25 de abril. Lisboa: Roma Ed., 2005.
PORTUGAL, João da Cunha Carvalho. Portugal: os grandes momentos da história. Torres Vedras: Alma dos Livros, 2018.
RIBEIRO, Raquel. Os retornados estão a abrir o baú. Ípsilon [Online]. 2010. Disponível em:<http://fonoteca.cmlisboa.pt/mm/IMG/PUBPERIO/jornais/04614/pdf/
Ipsilon.pdf>.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.