De Domingos Jorge Velho a Zumbi dos Palmares: uma análise semântico-enunciativa da nomeação e da renomeação de uma rua
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.1.21735Palabras clave:
Rua, Significação, Memorável.Resumen
Neste estudo, buscamos refletir sobre o funcionamento semântico-enunciativo da nomeação e posterior renomeação de uma rua da cidade de São José do Rio Preto-SP, sendo esta rua nomeada primeiramente de Rua Domingos Jorge Velho e posteriormente de Rua Zumbi dos Palmares. Verificamos os processos de designação da devida via tentando apreender uma questão fundamental da configuração evenemencial: o que o acontecimento da nomeação e o da renomeação recortaram como memoráveis para significar e ressignificar uma rua da cidade? O pressuposto que embasa este estudo é o de que o sentido da linguagem localiza-se no estudo da enunciação, do acontecimento do dizer, o que nos coloca na perspectiva teórico-metodológica da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002). Depreendemos, então, que os diferentes recortes de textos mobilizados em nossa análise significam por rememorações diferentes, nomeando ora Domingos Jorge Velho, ora Zumbi dos Palmares como sujeitos merecedores de homenagem, e aptos, ou não, para significar uma rua da cidade. Assim, a partir da nossa análise, verificamos que o nome de uma rua e sua substituição aparecem como modos incontornáveis de erigir algo em acontecimento, o que nos leva a compreender que, ao receber um nome, uma rua passa a ter também concretude histórica.
Descargas
Citas
BRÉAL, Michel. O mito de Édipo. In: Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, n. 2, p. 69-84, jul.-dez. 1998.
______. Ensaio de Semântica: ciência das significações. Trad. de Eduardo Guimarães. 2. ed. Campinas: Editora RG, 2008.
GUIMARÃES, Eduardo. Aposto e nome próprio. In: Entremeios: revista de estudos do discurso, Campinas, n. 5, p. 1-8, jul. 2012.
______. Em torno de um nome próprio de cidade sobre a produção dos sentidos de uma origem. In: Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 53, n. 2, p. 137-147, jul.-dez. 2011.
______. Análise de Texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editora RG, 2011b.
______. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. In: Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 51, n. 1, p. 49-68, jan.-jun. 2009
______. Texto & Argumentação: um estudo de conjunções do português. 4. ed. Campinas: Pontes, 2007.
______. Domínio Semântico de Determinação. In: GUIMARÃES, Eduardo; MOLLICA, M. C. (Org.). A palavra: forma e sentido. Campinas: Pontes, 2007b. p. 77-96.
_____. Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2002.
______. Um mapa e suas ruas. In: ORLANDI, E. P. (Org.). Cidade Atravessada: os sentidos públicos no espaço urbano. Campinas: Pontes, 2001. p. 95-100.
______. Linguagem e Mito: uma Concepção de Sentido e de Texto. In: Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, n. 2, p. 85-92, jul.-dez. 1998.
______. Designação e espaço de enunciação: um encontro político no cotidiano. In: Letras (Santa Maria), Santa Maria, n.26, p. 53-62, 1991.
MACEDO SOARES, Antônio Joaquim de. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. (1888). Vol. II. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e da Cultura, Instituto Nacional do Livro, 1955.
SANT’ANNA, Romildo. Consciência Negra. In: Diarioweb. Disponível em: <http://www.diarioweb.com.br/editorial/corpo_noticia.asp?IdCategoria=62&IdNoticia=12673>. Acesso em: 10 out. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.