A prática de análise linguística mediada pelos gêneros do discurso: matizes sócio-históricas
Palabras clave:
Gêneros do discurso, Ensino, Análise linguísticaResumen
No presente trabalho, objetivamos investigar as contribuições dos escritos do Círculo de Bakhtin (1998[1975], 2003[1979], 2008[1929]; (VOLOCHÍNOV) 2006[1929]), especificamente sobre gêneros do discurso, e do diálogo desses escritos com pesquisas atuais no campo da análise linguístico-textual (CASTILHO. CASTILHO, 1993; KOCH, 2004; MARCUSCHI, 2008; NASCIMENTO, 2009) para o ensino da prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa na Educação Básica a fim de compreendermos como (i) os escritos do Círculo podem contribuir para a análise da língua sob a ótica enunciativo-discursiva à luz dos gêneros do discurso; (ii) as projeções estilístico-composicionais reveladas pela análise do gênero refletem (e refratam) as potencialidades semântico-valorativas dos diferentes elementos léxico-gramaticais da língua e (iii) os usos dos recursos linguístico-textuais são balizados pela situação de interação mediada pelos gêneros do discurso. Em termos metodológicos, o trabalho apresenta uma discussão de como a análise prévia do gênero do discurso contribui para o trabalho do professor com a análise linguística na aula de língua portuguesa. Para tanto, recuperamos os dados previamente analisados sobre o gênero carta de conselhos (ACOSTA-PEREIRA, 2012) da esfera do jornalismo e os reenunciamos para verificar como as regularidades enunciativo-discursivas do referido gênero podem colaborar para a elaboração didática de atividades de análise linguística na aula de língua portuguesa na escola. Ao final, constatamos que, dadas as diretrizes atuais em torno do ensino operacional e reflexivo da língua na esfera escolar, os gêneros do discurso apresentam-se como referenciais enunciativo-discursivos que permitem uma prática didático-pedagógica que contemple o uso da linguagem em práticas discursivas correntes e, portanto, tornam-se referências para a prática de análise linguística nas aulas de língua materna. Entendemos que o trabalho apresenta-se relevante, à medida que contribui para a consolidação de pesquisas em Linguística Aplicada à luz dos escritos bakhtinianos, como também colabora com as discussões sobre a ressignificação das práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa na escola.
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