Palavra e imagem em Valêncio Xavier: a recuperação do passado na intersecção da memória e da invenção

Autores/as

  • Kim Amaral Bueno UFRGS

Palabras clave:

Literatura Comparada, intertextualidade, Valêncio Xavier, Roland Barthes.

Resumen

Este ensaio analisa a obra Minha mãe morrendo e O menino mentido, de Valêncio Xavier (2001). A estratégia narrativa empregada por Xavier, tramando palavra e imagem na elaboração de seu texto, problematiza as possibilidades de apreensão da realidade pelos códigos estéticos verbal e imagético, da mesma forma que coloca sob suspeita o próprio estatuto do texto de ficção literário como meio de recuperação do tempo e da memória. Os conceitos de ficcionalidade (característica inerente à linguagem verbal) e de a-ficcionalidade (inerente à imagem fotográfica) propostos por Roland Barthes (2006) constituem-se como suporte teórico para que se compreenda a intrincada relação arquitetada por Xavier na tessitura de uma narrativa que, ao mesmo tempo em que busca resgatar o imaginário de um tempo passado, precisa inventar um tempo presente que não seja traído pela memória.

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Publicado

2013-04-03

Cómo citar

Bueno, K. A. (2013). Palavra e imagem em Valêncio Xavier: a recuperação do passado na intersecção da memória e da invenção. Letrônica, 5(3), 238–256. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/12246