Modalidades de apresentação de textos e compreensão em L2

Autores/as

  • Talita dos Santos Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

texto oral, texto escrito, compreensão em L2

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar as características da compreensão de textos na modalidade escrita e oral e o impacto de cada modalidade na compreensão em L2. Esta revisão bibliográfica trata o leitor/ouvinte como um indivíduo ativo, que interage com o texto com seus conhecimentos linguísticos e extralingüísticos. A compreensão de textos na modalidade escrita é beneficiada pela possibilidade de reexame no texto, ao contrário do que ocorre na compreensão de textos na modalidade oral, já que o texto é volátil. Embora, existam diferenças na decodificação de textos orais e escritos, evidências sugerem que no nível da compreensão, a modalidade de input não é tão determinante como a proficiência na língua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Talita dos Santos Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluna do programa de pós-graduação da PUcrs, em nível de mestrado, área de concentração em linguística.

Publicado

2013-03-30

Cómo citar

Gonçalves, T. dos S. (2013). Modalidades de apresentação de textos e compreensão em L2. Letrônica, 5(3), 170–185. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/12227