Consciência linguística: diferentes olhares
Palabras clave:
Aquisição da Linguagem, Consciência Linguística, Modelo de Redescrição Representacional, Morfologia, Fonologia.Resumen
O presente trabalho objetiva uma análise qualitativa de dados coletados durante a aplicação de testes de consciência morfológica, à luz do modelo de Redescrição Representacional (KARMILOFF-SMITH, 1986, 1992). Esses dados são provenientes do trabalho de tese de Lorandi (2011), para os quais sugerimos uma análise por informante, não por série, como foi feito na tese, visando a uma descrição da trajetória desenvolvimental desses informantes com relação a seu conhecimento morfológico, ou, mais especificamente, as suas habilidades de derivação, extração de base e flexão de pseudopalavras, bem como o julgamento de aceitabilidade, seguido de explanação de conhecimento morfológico de morfemas reais da língua arranjados em formas morfológicas variantes efetivamente utilizadas por crianças em fase de aquisição da morfologia (LORANDI, 2007). Foram destacados aleatoriamente dois informantes de cada série – do 1º ao 4º ano – estudantes de uma escola de ensino regular particular, cujos dados foram analisados para fins deste trabalho. Os resultados mostram que o desenvolvimento não é relativo à idade, o que é corroborado pelo modelo de Redescrição Representacional, e que outras variáveis podem interferir no desenvolvimento do conhecimento linguístico e em sua representação mental. Essas variáveis serão investigadas em nossa pesquisa atual. Em nossas considerações sobre os resultados, salientamos a importância de um modelo capaz de transcender a dicotomia implícito-explícito, tal como o modelo RR, visto que ele é eficiente na explicação dos dados que surgiram a partir das respostas das crianças.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.