Estratégias de preservação cognitiva em indivíduos idosos: o papel da aprendizagem de uma língua estrangeira
Palabras clave:
plasticidade cerebral, bilinguismo, terceira idade.Resumen
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar as principais ações realizadas por pessoas da terceira idade que contribuem para preservação da plasticidade cerebral nesses indivíduos, com foco no bilinguismo e na aprendizagem de uma língua adicional. Para tanto, primeiramente buscamos, na literatura vigente sobre o assunto, informações sobre o desenvolvimento da plasticidade cerebral em indivíduos idosos, especialmente em relação à aprendizagem de uma língua estrangeira nessa faixa etária. Num segundo momento, apresentamos uma pesquisa de campo em que cinco indivíduos da terceira idade foram questionados sobre atividades que realizam que contribuem para sua preservação cognitiva. A análise dos dados coletados demonstrou que, embora não haja uma preocupação evidente com a preservação da memória por parte da maioria dos sujeitos pesquisados, os idosos têm realizado atividades que, de alguma maneira, contribuem para a preservação da memória, tais como a prática de leitura e de exercícios físicos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.