Violência e exclusão: representação da marginalidade na literatura de Mia Couto e Orlanda Amarilis
Resumen
No contexto contemporâneo, a literatura do africano Mia Couto tem chamado a atenção pela expressão de uma busca de identidade para Moçambique após o colonialismo, pelos neologismos e expressividade da linguagem usada pelo autor e pela forma como a violência, a degradação da condição humana e a marginalidade ressoam na obra do artista. No cenário de Cabo Verde, Orlanda Amarilis também tem construído textos que despertam a atenção para a construção da identidade caboverdiana e para as personagens femininas, além do cuidado na elaboração da linguagem literária. A obra dos autores permite algumas reflexões sobre as relações entre violência, exclusão e marginalidade, o que é o foco deste estudo, cujo objetivo geral é discorrer acerca de contos e romances dos escritores que trazem à tona esses temas e destacar como a forma dos textos traz indícios formais dessa representação. A discussão aponta que na obra de ambos a representação da marginalidade social, amparada na violência e opressão, é uma forma de resistência da literatura africana. A cidade nesse contexto é um cenário propício para representar a precariedade das condições de vida dos personagens.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.