O feminino e o imaginário – emanações noturnas n’O colar de coral

Autores/as

  • Lílian Almeida de Oliveira Lima Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

literatura brasileira, imaginário, gênero

Resumen

Resumo: Este artigo é uma leitura da prosa poética da escritora Helena Parente Cunha presente na terceira parte (O colar de coral) do livro A casa e as casas. Articulando os pressupostos do regime noturno do imaginário, estabelecidos por Gilbert Durand, interpretamos os textos parentianos centrados na dominante cíclica, especificamente na perspectiva da integração. As imagens do mar e da lua e toda a tessitura narrativa são analisadas com vistas a confirmar a presença daquela dominante do regime noturno e também a visão integrativa, através da relação entre homem e mulher e destes com o ambiente que os envolve.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lílian Almeida de Oliveira Lima, Universidade do Estado da Bahia

Professora na Universidade do Estado da Bahia, campus XXI - Ipiaú, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, doutoranda pela PUC-RS.

Publicado

2012-11-06

Cómo citar

Lima, L. A. de O. (2012). O feminino e o imaginário – emanações noturnas n’O colar de coral. Letrônica, 5(2), 288–298. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/10979