O discurso político da CPMF na charge - à luz da teoria dialógica bakhtiniana
Palavras-chave:
gênero discursivo, charge, verbal, extraverbalResumo
A charge é um gênero discursivo que apresenta em sua constituição características relativamente estáveis (BAKHTIN, 2003). Esta reflexão, em síntese, visa a avaliar como se dá o discurso político da CPMF trazido por meio do discurso da charge. Tentaremos mostrar de que forma, a partir da teoria dialógica bakhtiniana, é possível integrar o discurso verbal com o contexto extraverbal, o dito e o não-dito nos processos de construção dos sentidos de fundo humorístico. Para este estudo selecionamos três charges a respeito da eleição presidencial brasileira do ano de 2010 referentes à CPMF.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.