Cultura musical e comportamento dialógico: uma abordagem cognitivista para a interação via linguagem musical
Palavras-chave:
Música, Diálogo, Metacognição, Atenção Conjunta, Socialização.Resumo
O presente trabalho tem o intuito de apresentar um modelo cognitivo para a comunicação via linguagem musical. Partimos do pressuposto de que manifestações comunicativas são comportamentos que visam acarretar outros comportamentos frente às demandas sociais envolvidas em uma interação. Desta forma, argumentamos que músicas podem ser utilizadas como ferramentas dialógicas, ou seja, concebemos que o comportamento comunicativo adjacente às manifestações musicais pode ser observado a partir da capacidade de musicalidades desencadearem comportamentos em ouvintes de música. Neste sentido, argumentamos que uma interação dialógica depende não apenas do conteúdo informativo que é transmitido, mas principalmente da interação de domínios cognitivos que promovem a socialização inerente a diversos domínios de atividade humana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.