A recepção crítica da ópera na fiçção de Nélida Piñon
Palavras-chave:
Intertextualidade, metanarratividade, pós-moderno.Resumo
Este artigo analisa como Nélida Piñon faz uma recepção crítica da ópera de Giuseppe Verdi no romance A força do destino (1977). Essa obra destaca o papel da escritora contemporânea ao ler o clássico de um lugar pós-moderno. Na relação intertextual, a recepção da ópera é explorada como um arquivo cultural. Metodologicamente, exploram-se as intertextualidades artísticas a partir do lugar feminista da escritora brasileira. Respaldado no jogo paródico entre ópera e romance, identifica-se a irreverência dessa metanarrativa pós-moderna.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.