Explorando uma interface entre a escritura e a consciência
Palavras-chave:
interface, escritura, consciência.Resumo
O presente estudo objetiva tecer reflexões sobre as relações existentes entre escritura e consciência. Trata-se, sobretudo, de objetos que perpassam as áreas da Linguística e da Psicologia. Nesse limiar, emerge a Psicolinguística, disciplina autônoma que, num primeiro momento, constitui-se como uma área de pesquisa interdisciplinar ao abranger aspectos comuns às duas ciências. Numa interface externa, inserem-se a escritura e a consciência como objetos que interessam, respectivamente, à Linguística e à Psicologia. Numa interface interna, pode-se estudá-los pelo prisma da Psicolinguística e da Psicologia Cognitiva. A escritura, pelo viés psicolinguístico, pode tanto abranger os processos cognitivos que operam no cérebro de um escritor como o produto que resulta da ação direta de um agente. A consciência, por sua vez, contempla uma variedade de definições. Adota-se aqui a concepção de consciência como o conhecimento que as pessoas têm de seus objetos mentais, sejam eles percepções, imagens ou sentimentos. Nesse sentido, procura-se analisar a natureza da escritura e da consciência por se pressupor que consistem em processos cognitivos que exercem influência mútua.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.