Por que observar critérios psicolinguísticos?

Reflexões para a construção de tarefas linguísticas em pesquisas e práticas em Saúde e Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2024.1.46985

Palavras-chave:

Critérios psicolinguísticos, tarefas de avaliação de desempenho, Psicolinguística, Educação, Saúde

Resumo

A aplicação de critérios psicolinguísticos na construção de tarefas linguísticas para avaliação de desempenho linguístico-cognitivo em pesquisas e práticas educacionais e clínicas pode garantir a confiabilidade dos dados obtidos. O presente artigo, fundamentado em referenciais teóricos e em procedimentos metodológicos da Psicolinguística, busca evidenciar a importância da adoção de critérios psicolinguísticos no desenvolvimento de tarefas, indicando os fatores que devem ser observados, dependendo do objetivo do estudo ou da prática, na produção de estímulos nos níveis da palavra, da sentença e do texto. A adoção dos critérios é justificada a partir de exemplificações de aplicações nas áreas da Educação e da Saúde, com o intuito de demonstrar o potencial desse tipo de abordagem na identificação de perfis de desempenho individuais ou de grupos, em populações típicas ou atípicas. O artigo inclui também considerações sobre o desenho das tarefas e a utilização de recursos computacionais de apoio.  Espera-se contribuir para a instrumentalização de pesquisadores, educadores e clínicos, com potencial de aplicação em outras áreas interdisciplinares.

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Biografia do Autor

Erica dos Santos Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); professora associada do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e pesquisadora do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) da mesma instituição. Bolsa PQ2-CNPq 311763/2022-7.

Lilian Cristine Hübner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguística) e do Curso de Letras da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisadora do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUCRS. Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Ana Paula Rodrigues Bastos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CNPq.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

dos Santos Rodrigues, E., Cristine Hübner, L., & Rodrigues Bastos, A. P. (2024). Por que observar critérios psicolinguísticos? : Reflexões para a construção de tarefas linguísticas em pesquisas e práticas em Saúde e Educação. Letrônica, 17(1), e46985. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2024.1.46985

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