Por que observar critérios psicolinguísticos?
Reflexões para a construção de tarefas linguísticas em pesquisas e práticas em Saúde e Educação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2024.1.46985Palavras-chave:
Critérios psicolinguísticos, tarefas de avaliação de desempenho, Psicolinguística, Educação, SaúdeResumo
A aplicação de critérios psicolinguísticos na construção de tarefas linguísticas para avaliação de desempenho linguístico-cognitivo em pesquisas e práticas educacionais e clínicas pode garantir a confiabilidade dos dados obtidos. O presente artigo, fundamentado em referenciais teóricos e em procedimentos metodológicos da Psicolinguística, busca evidenciar a importância da adoção de critérios psicolinguísticos no desenvolvimento de tarefas, indicando os fatores que devem ser observados, dependendo do objetivo do estudo ou da prática, na produção de estímulos nos níveis da palavra, da sentença e do texto. A adoção dos critérios é justificada a partir de exemplificações de aplicações nas áreas da Educação e da Saúde, com o intuito de demonstrar o potencial desse tipo de abordagem na identificação de perfis de desempenho individuais ou de grupos, em populações típicas ou atípicas. O artigo inclui também considerações sobre o desenho das tarefas e a utilização de recursos computacionais de apoio. Espera-se contribuir para a instrumentalização de pesquisadores, educadores e clínicos, com potencial de aplicação em outras áreas interdisciplinares.
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