Letramento crítico em aulas de inglês

dois estudos de caso em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2024.1.46136

Palavras-chave:

Escola pública, Língua Inglesa, Letramento Crítico, Pandemia, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo apresenta alguns dos resultados de dois estudos de caso, realizados durante o período do Ensino Remoto Emergencial (ERE) (Toledo, 2021) e do Ensino Híbrido Emergencial (EHE) (Schieber, 2022), sobre as possibilidades e as limitações da promoção do letramento crítico em aulas de língua inglesa no período pandêmico. Cada estudo contou com uma professora de língua inglesa em exercício em uma escola da rede pública estadual e em uma escola da rede municipal, respectivamente. Para a discussão dos dados gerados, utilizou-se a teoria do ensino de língua estrangeira como letramento crítico encontrada nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (Brasil, 2006) e em teóricos como Duboc (2012, 2015), Mattos (2015) e Menezes de Souza (2011). Por meio das investigações, as professoras participantes tiveram a chance de (re)conhecer os efeitos da adoção de uma práxis pedagógica crítica nas suas aulas de inglês, ainda que com limitações e em meio a um processo de ensino e aprendizagem de caráter emergencial. Além de engajar as professoras participantes em uma reflexão da própria práxis, foi possível explorar as possibilidades do letramento como prática social em atividades de língua inglesa que alcançaram o corpo discente de forma remota (pelo ERE) e híbrida (pelo EHE). Por fim, tais propostas foram além de seu objetivo de transformar os estudantes em cidadãos ativos; contribuíram também para um processo formativo constante entre professoras- -participantes e pesquisadoras.

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Biografia do Autor

Stefani Moreira Aquino Toledo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutoranda e mestra (2021) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em ensino de língua inglesa pelo Curso de Especialização em Língua Inglesa da UFMG (2018) e licenciada em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (2017). Atua como professora efetiva de língua inglesa na rede básica pública de Minas Gerais. Seus interesses de pesquisa incluem a educação básica pública, a prática pedagógica de professores de língua inglesa da educação básica pública, os letramentos, o letramento crítico e a língua inglesa em políticas públicas para o Ensino Médio.

Isabelle Marine Rabelo Schieber , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Mestra (2022) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em ensino de língua inglesa (UFMG) e em Tradução (Estácio/UNESA). Graduada em Letras Português/Inglês (PUCMinas) e graduanda/licencianda em Ciências Sociais (PUCMinas). Atua como professora efetiva de inglês nas redes de ensino básico municipal e estadual – Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de Linguística Aplicada Crítica ao ensino de línguas estrangeiras de forma transmultidisciplinar às Ciências Sociais Aplicadas, aliando o ensino da língua adicional às experiências humanas em suas diversas dimensões. Estuda letramentos críticos, metodologias ativas, project-based learning (PBL/ABP), produção de material didático e práticas sociais.

Érika Amâncio Caetano, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), em Letras-Português pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialista em ensino de língua inglesa (2007); mestre, doutora e pós-doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2014/2017). Atualmente trabalha como professora de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Ensino de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento crítico, ensino de língua inglesa, formação de professores de inglês e pós-memória.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Moreira Aquino Toledo, S., Rabelo Schieber , I. M., & Amâncio Caetano, Érika. (2024). Letramento crítico em aulas de inglês: dois estudos de caso em foco. Letrônica, 17(1), e46136. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2024.1.46136

Edição

Seção

DOSSIÊ: CONTRADISCURSOS DE RESISTÊNCIA EM DIFERENTES AMBIENTES DE INTERAÇÃO