Evidências de validade de Tarefas de Compreensão de Metáforas Primárias
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44362Palavras-chave:
Compreensão de Metáforas Primárias, Desenvolvimento de instrumentos linguísticos, Evidências de Validade, Linguagem Figurada, Teoria da Metáfora ConceitualResumo
O presente estudo apresenta as evidências de validade de duas Tarefas de Compreensão de Metáforas Primárias, sendo uma delas com estímulos verbais e outra com estímulos não-verbais. Ambas as tarefas fazem parte de um instrumento maior de compreensão de linguagem figurada (Instrumento COMFIGURA), elaborado a partir do prisma da Linguística Cognitiva, do arcabouço teórico da Teoria da Metáfora Conceitual, e de recomendações da Psicometria. Por meio de uma revisão da literatura, realizou-se um levantamento de estudos empíricos com as três versões existentes das Tarefas, publicados em bases de dados científicas. Seis estudos foram encontrados, analisados e sistematizados em termos da versão das tarefas, dos resultados encontrados pelos autores, e das evidências de validade identificadas. De forma geral, foram encontradas amplas evidências de validade das tarefas de compreensão de metáforas primárias (verbal e não verbal), em suas três versões. Dessa forma, pretende-se contribuir com a apresentação de instrumentos que podem ser utilizados por clínicos e pesquisadores, além de avançar nas teorias da metáfora conceitual e da metáfora primária, analisando a aplicação dessas tarefas em diferentes contextos.
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