Evidências de validade de Tarefas de Compreensão de Metáforas Primárias

uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44362

Palavras-chave:

Compreensão de Metáforas Primárias, Desenvolvimento de instrumentos linguísticos, Evidências de Validade, Linguagem Figurada, Teoria da Metáfora Conceitual

Resumo

O presente estudo apresenta as evidências de validade de duas Tarefas de Compreensão de Metáforas Primárias, sendo uma delas com estímulos verbais e outra com estímulos não-verbais. Ambas as tarefas fazem parte de um instrumento maior de compreensão de linguagem figurada (Instrumento COMFIGURA), elaborado a partir do prisma da Linguística Cognitiva, do arcabouço teórico da Teoria da Metáfora Conceitual, e de recomendações da Psicometria. Por meio de uma revisão da literatura, realizou-se um levantamento de estudos empíricos com as três versões existentes das Tarefas, publicados em bases de dados científicas. Seis estudos foram encontrados, analisados e sistematizados em termos da versão das tarefas, dos resultados encontrados pelos autores, e das evidências de validade identificadas. De forma geral, foram encontradas amplas evidências de validade das tarefas de compreensão de metáforas primárias (verbal e não verbal), em suas três versões. Dessa forma, pretende-se contribuir com a apresentação de instrumentos que podem ser utilizados por clínicos e pesquisadores, além de avançar nas teorias da metáfora conceitual e da metáfora primária, analisando a aplicação dessas tarefas em diferentes contextos.

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Biografia do Autor

Maity Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil.

Maity Siqueira é professora do PPG Letras da UFRGS. Tem graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Linguística pela PUCRS. Realizou doutorado sanduíche e estágio sênior na University of California, Santa Cruz. Atua na área da Psicolinguística, com foco na compreensão de linguagem figurada. Seus principais interesses de pesquisa são a compreensão e a aquisição de linguagem figurada e o desenvolvimento e validação de um teste psicométrico que avalia a capacidade de compreender linguagem figurada.

Caroline Girardi Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda e mestra em Letras – Estudos da Linguagem (Psicolinguística) no Programa de Pós-Graduação em Letras, na UFRGS. Participa do grupo de pesquisa METAFOLIA – Estudos em Semântica Cognitiva e, atualmente, atua como Postgraduate Liaison na comissão executiva do RaAM (The Association for Researching and Applying Metaphor). Pesquisa sobre a avaliação da compreensão de linguagem figurada por crianças, adolescentes e adultos.

Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestre e doutora em Psicologia pela UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Laura Baiocco, Universidade do Arizona, Departamento de Psicologia, Tucson, AZ, Estados Unidos da América.

Doutoranda em Psicologia pela Universidade do Arizona, em Tucson, AZ, EUA. Mestra e bacharel em Letras pela UFRGS. Atualmente, pesquisa sobre o papel da emoção no processamento de metáforas

Tamara Melo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Itajaí, SC, Brasil.

Mestre e doutora em Letras pela UFRGS. Licenciada em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – pela mesma universidade. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Pragmática, Semântica e Psicolinguística.

Sergio Duarte Jr, Psicólogo clínico e psicoterapeuta em consultório particular, Porto Alegre, RS, Brasil.

Psicólogo clínico, psicoterapeuta. Mestre em Letras – Estudos da Linguagem (Psicolinguística) no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Neuropsicologia (CFP) e em Avaliação Psicológica (UFRGS). Em consultório particular, atende crianças e famílias no contexto do neurodesenvolvimento (típico e atípico) a partir de uma perspectiva sociocognitiva.

Daniela Marques, Fonoaudióloga em consultório particular, Porto Alegre, RS, Brasil.

Fonoaudióloga pelo IMEC. Tem mestrado em Psicologia e doutorado em Linguística, ambos pela UFRGS.
Atua na área de reabilitação auditiva e de linguagem de crianças e adultos.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Siqueira, M., Girardi Ferrari, C., de Carvalho Rodrigues, J., Baiocco, L., Melo de Oliveira, T., Duarte Jr, S., & Marques, D. (2023). Evidências de validade de Tarefas de Compreensão de Metáforas Primárias: uma revisão da literatura. Letrônica, 16(1), e44362. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44362

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES