A tematização das religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras, através da presença dos orixás, na narrativa infantil negro-brasileira contemporânea:

uma análise de As férias fantásticas de Lili (2018), de Lívia Natália, à luz das perspectivas decoloniais.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44331

Palavras-chave:

Literatura Infantil Negro-brasileira Contemporânea, Religiões de Matrizes Africanas e Afro-brasileiras, Orixás, férias fantásticas de Lili, Decolonialidade.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão em torno da tematização das religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras, através da presença dos orixás, na narrativa infantil contemporânea negro-brasileira, seguindo a orientação teórica das epistemologias decoloniais, objetivando analisar a importância dessa ancestralidade divinizada na possibilidade de contribuir para o respeito à diversidade religiosa, especificamente a iourubana, tomando como corpus de análise a obra As férias fantásticas de Lili (2018), da escritora negra Lívia Natália. Portanto, intentou-se contribuir com as discussões contemporâneas sobre a tematização, o respeito e a tolerância ancoradas na realidade de serem as religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras e suas especificidades pouco tematizadas no universo da literatura infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayron Lennon Costa Sousa, UFMA, Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, São Bernardo, MA, Brasil.

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras Bacabal e professor do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa/UFMA. Doutor em Letras, área de concentração em Literatura, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Letras, área de concentração em Teoria Literária, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Vice-líder do grupo de estudos e pesquisas em Literatura e outras Artes: identidade, alteridade e decolonialidade (GPLADe).

Diógenes Buenos Aires de Carvalho, UESPI, Curso de Letras Português, Teresina, PI, Brasil.

Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL/UFPI). Coordenador do Grupo de Pesquisa LLER – Literatura, Leitura e ensino (CNPq/UESPI). Editor-chefe do periódico eletrônico Letras em Revista/UESPI. Mestre e doutor em Letras (PUCRS/CAPES). Realizou estágio de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução: Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.

ARAUJO, Débora Oyayomi. Personagens negras na literatura infantil: o que dizem crianças e professoras. Curitiba: CRV, 2017. DOI: https://doi.org/10.24824/978854441819.2

ASANTE, Molefi Kete. A ideia afrocêntrica em educação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n.31, p. 136-148, maio/out. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.26512/resafe.vi30.28261. Acessado em: 14 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28261

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Pólen, 2019.

BORGES, Charlene. Maternidade negra, ética de cuidado coletivo e políticas públicas. Geledés, 26 mar. 2021. Disponível em: https://www.geledes.org.br/charlene-borges-maternidade-negra-etica-de-cuidado-coletivo-e-politicas-publicas/. Acesso em: 14 out. 2023.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Contexto, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 nov. 2023.

BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 14 jan. 2022.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639. Acesso em: 1 fev. 2022.

CANDIDO, Antonio. Direitos humanos e literatura. In: FESTER, Antonio Carlos Ribeiro (org.). Direitos humanos e... São Paulo: Comissão de Justiça e Paz; Brasiliense, 1989. p. 107-126.

CANDIDO, Antonio. Do Direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011. p. 171-193.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 339f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001465832. Acesso em: 10 abr. 2020.

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Geledés, 6 mar. 2011. Disponível em: https://www.geledes.org.br/enegrecer-o-feminismo-situacao-da-mulher-negra-na-america-latina-partir-de-uma-perspectiva-de-genero/. Acesso em: 10 nov. 2023.

COMPAGNON, Antoine. O autor. In: COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. p. 47-96.

CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993a

ECO, Umberto. Interpretação e Sobreinterpretação. Lisboa: Presença, 1993b.

EM TEXTOS inéditos, escritores expressam desejos para 2020. O Globo, 31 dez. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/emtextos-ineditos-escritores-expressam-desejos-para-2020-1-24165702. Acesso em: 13 out. 2023.

EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe um dos lugares de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007. p. 16-21.

EVARISTO, Conceição. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: MOREIRA, Nadilza; SCHNEIDER, Liane (org.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade, diáspora. João Pessoa: Ideia; Ed. UFPB, 2005. p. 218-241.

GARUBA, Harry. Explorações no realismo animista: notas sobre a leitura e a escrita da literatura, cultura e sociedade africana. Tradução: Elisângela da Silva Tarouco. Nonada: Letras em Revista, Porto Alegre, v. 2, n. 19, p. 235-256, 2012.. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5124/512451673021.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção e política da morte. São Paulo: n-1, 2018.

MIRANDA, Fernanda R. Silêncios prEscritos: estudo de romances de autoras negras brasileiras – 1859-2006. Rio de Janeiro: Malê, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2019.156225

MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. Tradução: Fernanda Abreu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MOUTINHO, Marcelo (org.). Contos de axé: 18 histórias inspiradas nos arquétipos dos orixás. Rio de Janeiro: Malê, 2021.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectivas, 2016.

NASCIMENTO, Daniela Galdino; SOUZA, Florentina da Silva. LIJAFRO: propriedades disjuntivas e autoria negra como posicionamento a contrapelo. In: OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus; SANTIAGO, Ana Rita (org.). Literaturas Afro-brasileira e Africanas: produção, ensino e possibilidades. Campinas: Mercado das Letras, 2020. p. 239-266.

NASCIMENTO, Solange Aparecida do; ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Cosmogonia africana: a resistência das religiões africanas na contemporaneidade. Escritas, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 88-106, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2463/8843. Acesso em: 26 set. 2022.

NOGUEIRA, Sidnei. Intolerância religiosa. São Paulo: Pólen, 2020.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MESESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 23-72.

SANTIAGO, Ana Rita. A autoria negro-feminina no Brasil e em Moçambique: algumas possibilidades e desafios ao ensino de literaturas. In: OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus; SANTIAGO, Ana Rita (org.). Literaturas Afro-brasileira e Africanas: produção, ensino e possibilidades. Campinas: Mercado das Letras, 2020. p. 143-164.

SEGATO, Rita. Crítica da colonialidade em oito ensaios e uma antropologia por demanda. Tradução: Danielli Jatobá; Danú Gotijo. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

SOYINKA, Wole. Myth, Literature, and The African World. Londres: Cambridge University Press, 1976.

SOUZA, Florentina da Silva. Lutando contra o silenciamento. In: MIRANDA, Fernanda Rodrigues. Silêncios prEscritos: estudo de romances de autoras negras brasileiras – 1859-2006. Rio de Janeiro: Malê, 2019. p. 5-14.

SOUZA, Lívia Natália de. As férias fantásticas de Lili. São Paulo: Ciclo Contínuo, 2018.

SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Tradução: Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

TOKARCZUK, Olga. O narrador sensível. Tradução: Alcione Nawroski. História Debates e Tendências, Passo Fundo, v. 20, n. 3, p. 191-209, 2020. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rhdt/article/view/11658/114115370. Acesso em: 10 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.5335/hdtv.20n.3.11658

VARGAS, Débora Jael R.; SILVEIRA, Regina da Costa da. O insólito na literatura e a cosmovisão africana. Letras & Letras, [s. l.], v. 30, n. 1, p. 207-218, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/27411/16344. Acesso em: 29 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Costa Sousa, R. L., & Buenos Aires de Carvalho, D. (2023). A tematização das religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras, através da presença dos orixás, na narrativa infantil negro-brasileira contemporânea: : uma análise de As férias fantásticas de Lili (2018), de Lívia Natália, à luz das perspectivas decoloniais. Letrônica, 16(1), e44331. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44331

Edição

Seção

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA