A utopia possível

Estela sem Deus de Jeferson Tenório como romance de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44214

Palavras-chave:

Romance de formação, Literatura Juvenil, Bildungsroman, Utopia, Temas Fraturantes

Resumo

Estela sem Deus, obra de Jeferson Tenório, narra a história de Estela, uma menina negra de treze anos, cuja infância não pode ser plena, pois desde cedo precisa lidar com as responsabilidades do mundo do trabalho e da sobrevivência. A trama acompanha o desenvolvimento da personagem, dos treze aos dezesseis anos, durante o final da década 1980 e o início da década de 1990. Discriminação racial, violência de gênero, preconceito social, miséria são alguns dos contornos definidores de sua trajetória. Neste trabalho, propomos uma análise da obra relacionando-a ao conceito de Romance de Formação, o Bildungsroman (MORETTI, 2020; LUKÁCS, 2000, PINTO, 1990), espaço metáfora (GULLÓN, 1980), Utopia (BENTIVOGLIO, 2020), e o Bildungsroman feminino (PINTO, 1990). Nosso objetivo é caracterizar como a personagem passa por uma jornada de transformação durante a narrativa, o que caracterizaria um Bildungsroman. Entretanto, Estela, por ser uma jovem mulher negra, não realiza uma jornada de finalização perfeita, com contornos utópicos, como no romance de formação clássico. A proposta de ler essa história como um romance de formação de uma jovem negra apresenta um potencial de aproximação da obra com jovens leitores, permitindo um diálogo com os contemporâneos estudos de literatura juvenil brasileira.

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Biografia do Autor

Pedro Afonso Barth, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/2019). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2016) na linha de Leitura e Formação do Leitor. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2012). Professor Adjunto-A vinculado ao Núcleo de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa (NUCLIT) do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador no Grupo do CNPq “FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura”. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Juvenil, Literatura Infantil, Sagas Fantásticas, Formação de Leitores, Letramento Literário, Formação de Professores, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura, Multimodalidade.

Fabiane Verardi, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1991), mestrado em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (2019). Atualmente, é professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo. Desenvolve projetos na linha de pesquisa de Leitura e Formação de Leitor, focalizando seus trabalhos na questão da leitura na escola, metodologias de ensino da literatura infantil e juvenil. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Sobre Ensino de Literatura.

Referências

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

Barth, P. A., & Verardi, F. (2023). A utopia possível: Estela sem Deus de Jeferson Tenório como romance de formação . Letrônica, 16(1), e44214. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44214

Edição

Seção

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA