El Brasil restituido
O Brasil como espaço de glória no imaginário espanhol
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.3.36776Palavras-chave:
Lope de Vega, drama histórico, representação dos judeusResumo
Este artigo tem como objetivo analisar El Brasil restituido, peça de Lope de Vega y Carpio, publicada em 1625. A peça aborda a histórica retomada de Salvador pela armada luso-espanhola e colaciona os conflitos entre judeus, holandeses, portugueses e espanhóis. Para tanto, proporemos uma relação entre o domínio espanhol no Brasil (1580-1640) e o imaginário que esta colônia provocava na Península Ibérica seiscentista a partir de estereótipos como o da antropofagia. Abordaremos, sobretudo, a questão judia no contexto ibero-americano, demonstrando como a temática se incorpora à produção de Lope de Vega, além de destacar como o componente indígena é cotejado especificamente em El Brasil restituido. Ao mesmo tempo, situaremos El Brasil restituido dentro da tradição da comédia espanhola, especialmente a produção de Lope de Vega.
Downloads
Referências
CALVO, Florencia. El espacio del otro en El Brasil restituido, una comedia de Lope de Vega de “tema americano” em Assaig de teatre: Revista de l’associació d’Investigació i Experimentació Teatral, Barcelona, 2002.
FERNÁNDEZ GARCÍA, María Angéles. Criterios inquisitoriales para detectar ai marrano: los cripto-judíos en Andalucía en el siglo XVI. Madri: Ámbito, 1995.
HAPPEL, Claudia. “El Brasil Restituido de Lope de Vega, ¿un caso de propaganda política?” in FUENTE BALLESTEROS, Ricardo; PÉREZ-MAGALLÓN, Jesús. Del barroco al neobarroco. Burgos: Universitas Castellae, 2009.
LIDA DE MALKIEL, María Rosa. Lope de Vega y los judíos. Bordeaux: Bulletin hispanique, 1973. https://doi.org/10.3406/hispa.1973.4097
MENÉNDEZ PELAYO, Marcelino. Obras completas de Lope de Vega. Madri: Atlas, 1970.
PERES, Lygia Rodrigues Vianna. “El Brasil restituido” de Lope de Vega y “La pérdida y restauración de la Bahía de Todos los Santos” de Juan Antonio Correa. Historia emblemática. Alicante: Biblioteca virtual Miguel de Cervantes, 2012.
RABELAIS, Francois. Briefe déclaration a’aucunes dictions plus obscures contenues on quatriesme livre des faicts et dits héroiques de Pantagruel en l’espitre liminaires. Paris: Gallimard, 1955.
SÁNCHEZ JIMÉNEZ, Antonio. Lope: el verso y la vida. Madri: Cátedra, 2018.
SANTOS, João Henrique dos. “Gente da Nação”: os judaizantes e a preservação do judaísmo no Brasil em LEWIN, H., coord. Identidade e cidadania: como se expressa o judaísmo brasileiro [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009, pp. 64-71.
STADEN, Hans. Duas Viagens ao Brasil. São Paulo: Itatiaia, 1974.
THÉVET, André. As singularidades da França Antártica. São Paulo: Itatiaia, 1978.
VEGA, Lope. El Brasil restituido em SERRA MARTÍNEZ, Elias. El Brasil restituido de Lope de Vega. Brasília: Consejería de educación de la embajada de España, 2011 (1625).
ZAMORA VICENTE, Alonso. Lope de Vega: su vida y su obra. Madri: Gredos, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.