Entre documento e ficção: fotorrelatos na Espanha da década de 1960
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.34950Palavras-chave:
fotorrelatos, costumbrismo, cidade, Espanha, década de 1960Resumo
O principal objetivo deste trabalho é analisar o ressurgimento do gênero costumbrista na Espanha da década de 1960, quando relatos de cenas do cotidiano e retratos de tipos urbanos passaram a ser acompanhados de fotografias-documento. Nesse período, a relação entre texto literário e fotografia foi amplamente cultivada através da publicação de uma série de fotolivros, tanto na Espanha quanto na América Latina. O corpus principal desta pesquisa é o fotolivro Nuevas escenas matritenses, que reúne fotografias de Enrique Palazuelo e textos de Camilo José Cela, no qual a aproximação entre palavra e imagem ora potencializa o processo de fabulação, ora gera tensão entre os dois meios. Para a realização dessa análise, recorreu-se às reflexões de Joan Fontcuberta e André Rouillé sobre os limites e o poder transformador do realismo fotográfico, assim como às observações de Christoph Rodiek sobre a obra de Camilo José Cela e às de Karl Erik Schøllhammer sobre a relação entre palavra e imagem.
Downloads
Referências
AGUILAR FERNÁNDEZ, Paloma. Políticas de la memoria y memorias de la política. Madrid: Alianza, 2008.
BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Trad. Verrah Chamma. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
ESCOBAR ARONIS, José. “Literatura de “lo que pasa entre nosotros”. La modernidad del costumbrismo”. Alicante: Biblioteca Virtual Cervantes, 2005.
Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/literatura-de-lo-que-pasa-entre-nosotros-la-modernidad-del-artculo-de-costumbrismo-0/html/0070efca-82b2-11df-acc7-002185ce6064_2.html. Acesso em 15 fev. 2019.
FERNÁNDEZ, Horacio. Fotolivros latino-americanos. Trad. Gênese Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
FONTCUBERTA, Joan. “Izas, rabizas y colipoterras: un álbum furtiu”. In: Catalan Review, Vol. XVIII, nº 1-2, 1998. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/CatalanReview/article/view/310019. Acesso em 17 fev. 2019.
FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas. Fotografia e verdade. Trad. Maria Alzira Brum Lemos, Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2010.
RODIEK, Christoph. Del cuento al relato híbrido: en torno a la narrativa breve de Camilo José Cela. Madrid / Frankfurt: Iberoamericana; Vervuert, 2008.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Trad. Constância Egrejas. São Paulo: Ed. Senac, 2009.
SALAS C., María Esther. “Genealogía de los mexicanos pintados por sí mismos”. Historia Mexicana, Vol. XLVIII, nº 2, Ciudad de México: octubre-diciembre, 1998.
SARLO, Beatriz. La ciudad vista: Mercancias y cultura urbana. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2010.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Além do visível: o olhar da literatura. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.
SOSNOWSKI, Saúl. «El que vuelve» está en casa: Buenos Aires en Cortázar”. Disponível em: file:///C:/Users/Lenovo/Documents/Congressos/2018/JALLA%202018/Buenos%20Aires%20en%20Cortázar.pdf. Acesso em 13 fev. 2019.
TUSQUETS, Esther. Prólogo: “Casi cincuenta años después”. In: VARGAS LLOSA; MISERACH, Xavier. Los cachorros. Madrid: La Fábrica, 2010.
Obras literárias e artísticas
CARANDELL, Luis; ONTAÑÓN, Francisco, Vivir en Madrid. 4ª edição. Barcelona: Kairón, 1971.
CELA, Camilo José. El gallego y su cuadrilla. Barcelona: Destino, 1981.
CELA, Camilo José; COLOM, Joan. Izas, rabizas y colipoterras. Barcelona: Lumen, 1984.
CELA, Camilo José. Izas, rabizas y colipoterras: Drama con acompañamiento de cachondeo y dolor de corazón. Barcelona: Lumen, 1971.
CELA, Camilo José; MASPONS; UBIÑA. Toreo de salón: farsa con acompañamiento de clamor y murga. Barcelona: Lumen, 1963.
CELA, Camilo José; PALAZUELO, Enrique. Nuevas escenas matritenses. Barcelona: Círculo de Lectores, 1988.
CELA, Camilo José. Viaje a la Alcarria: las botas de siete leguas. 20ª ed. Madrid: Espasa-Calpe, 1989.
CORTÁZAR, Julio; FACIO, Sara; D’AMICO, Alicia. Buenos Aires Buenos Aires. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1968.
GALDÓS, Benito Pérez. Misericordia. Madrid: Cátedra, 1991.
MAGALHÃES, Aloísio; FELDMAN, Eugene. Doorway to Brasilia. Prólogo de John dos Passos. Philadelphia: Falcon Press, 1959.
MATUTE, Ana María; BUESA, Jaime. Libro de juegos para los hijos de los otros. Barcelona: Lumen, 1961.SCHEIER, Peter; KONX, John. Brasília vive. Texto de Rio de Janeiro, Livraria Kosmos Editora, 1960.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.