Imagens de quem escreve: entrenotas sobre o lugar do escritor
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33500Palavras-chave:
Fotografia. Literatura. Crítica biográfica. Crítica iconográfica. Literatura brasileira.Resumo
O diálogo entre diferentes artes é uma das marcas da teoria e da crítica literária e cultural contemporânea, interessadas no caráter interdisciplinar dos fenômenos culturais e objetos artísticos. Nesse ensaio, analiso alguns aspectos da relação entre imagem e palavra na obra fotobiográfica O lugar do escritor, do fotógrafo Eder Chiodetto. A partir da leitura de algumas fotos e comentários dos escritores, proponho conexões entre as noções de punctum e biografema, nos termos de Roland Barthes, que operam em estreita relação com a dissolução de fronteiras rígidas na estética contemporânea, quer seja no âmbito da crítica biográfica ou iconográfica. Concluo a discussão realçando a impureza e efemeridade como aspectos basilares do trabalho de Chiodetto, cuja originalidade e beleza estão apartadas da linearidade, do sequenciamento ortodoxo e da consecução objetiva. A morte – captada pelo flash da câmera – e a vida – reinventada em fragmentos de si entregues pelos escritores – estão implicadas uma na outra, duplamente contaminadas.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia e Literatura; Crítica biográfica; Crítica Iconográfica; Literatura Brasileira.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Saraiva de bolso), 2012.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier e Loyola. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIODETTO, Eder. O lugar do escritor. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs. v. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DERRIDA, Jacques. O olho da Universidade. São Paulo: Estação, Liberdade, 1999.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história.
In:FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 6ª edição, 1986.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979, p. 77-78.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SOUZA, Eneida Maria de. Janelas Indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.