A (in)visibilidade da atividade de revisão de textos acadêmicos: um outro na teia dos sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2018.s.30803

Palavras-chave:

Revisão de textos acadêmicos, Alteridade, Dialogismo, Invisibilidade do trabalho, Linguagem e trabalho.

Resumo

Este artigo, com base na teoria bakhtiniana e na ergologia, tem o objetivo de analisar facetas da atividade do revisor de texto acadêmico. Para tanto, observa relações de alteridade a partir de interações entre uma revisora e uma doutoranda durante parte do processo de revisão textual de uma tese de doutoramento. A reflexão contempla a análise de enunciados, via excertos de textos e respectivos comentários, no que se refere à relação entre as palavras da revisora e as palavras da doutoranda. Como resultado, percebemos que, mesmo se estabelecendo por grande grau de invisibilidade, a atividade de revisão instaura um importante outro, constitutivo da teia dos sentidos construídos na versão final do trabalho revisado.

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Publicado

2018-10-19

Como Citar

Barbosa, V. F., & di Fanti, M. da G. C. (2018). A (in)visibilidade da atividade de revisão de textos acadêmicos: um outro na teia dos sentidos. Letrônica, 11(3), s35-s53. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2018.s.30803

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