Historiografia literária e arquitetura: intercessões por uma escritura alternativa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.2.20370Palavras-chave:
Historiografia literária, Epistemologia, Arquitetura, Escrita, Comparatismo.Resumo
O presente artigo pretende analisar as inovações surgidas no campo da historiografia literária em oposição ao que é feito tradicionalmente. O foco é refletir sobre como incorporar formas alternativas de história literária a fim de que sejam contemplados textos, autores e/ou eventos literários de forma mais complexa do que a habitual divisão por gêneros. Para tal, analisou-se os experimentos de historiografia literária contemporâneos A New Literary History of America (2009), organizado por Greil Marcus e Sollors Werner; A New History of German Literature (2004), editado por David Welberry; e A New History of French Literature (1989), editado por Denis Hollier. A análise teve por base fundamentos da teoria da Arquitetura pósmoderna e sua crítica sobre a relação entre forma e função. Pretendeu-se demonstrar a necessidade de uma renovação na historiografia literária.
Downloads
Referências
EISNMAN, Peter. O pós-funcionalismo. In: NESBITT, Kate (org.). Uma nova agenda para a arquitetura: uma antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 95-101.
HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
HOLLIER, Dennis (ed.) A New History of French Literature. Cambridge: Harvard UP, 1989.
MARCUS, Greil& WERNER, Sollors (ed.). A New Literary History of America. Cambridge and London: The Belnap Press & Harvard University Press, 2009.
NESBITT, Kate. Introdução. In: NESBITT, Kate (org.). Uma nova agenda para a arquitetura: uma antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 15-87.
OLINTO, Heidun Krieger. Historiografia literária na torre de babel. In: Tessituras, Interações, Convergências. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: Ed. USP/ABRALIC, 2008.
_____________________________. Uma historiografia literária afetiva. In: MOREIRA, Maria Eunice (org.). Anais do VII Seminário Internacional de História da Literatura. Porto Alegre, volume 14, número 1, junho de 2008b, p. 35-46.
_____________________________. Insólito: um termo relacional. In: GARCÍA, Flávio e Maria Cristina Batalha. Vertentes teóricas e ficcionais do insólito. Rio de Janeiro: Ed. Caetés, 2012.
PERKINS, David. Is Literary History Possible? Baltimore and London: The John Hopkins University Press, 1992, pp. 1-51.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Estudos culturais: os novos desafios para a teoria da literatura. In: Dialogos Latinoamericanos. v. 1. Dinamarca: Aarhus, 2000, p. 33-45.
TSCHUMI, Bernard Arquitetura e limites II. In: NESBITT, Kate (org.). Uma nova agenda para a arquitetura: uma antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 177-182.
VENTURI, Robert. Complexidade e contradição em arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
VITRUVIUS. Ten books on Architecture. Reino Unido: Cambridge University Press, 2002.
WELBERRY, David E. (ed.). A New History of German Literature. Cambridge: Harvard UP, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.