Variação vocálica das médias pretônicas no português falado na cidade de Belém (PA)
Palavras-chave:
vogais pretônicas, variação fonólogica, Português Brasileiro, projeto PROBRAVOResumo
Este artigo trata da variação das vogais médias pretônicas no português falado no município de Belém (PA), para isso, tomou-se como método de análise os pressupostos da Sociolinguística Variacionista. Para a realização do presente estudo, foram submetidos ao programa Varbrul um total de 1.434 dados de 48 informantes pertencentes a uma amostra estratificada em sexo, escolaridade e faixa etária. Os resultados fornecidos pelo programa mostraram que, na área urbana da capital paraense, predomina a manutenção das vogais médias fechadas pretônicas (.819). Os grupos de fatores selecionados como favorecedores da manutenção foram os seguintes: a) fonema vocálico da sílaba tônica tanto no caso de pretônica oral quanto nasal ou nasalizada; b) distância da vogal pretônica para a sílaba tônica; c) sufixos; d) consoante do onset; e) peso silábico em relação à sílaba da variável dependente; f) escolaridade do informante e; g) faixa etária.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.