Formas alternantes do encontro consonantal tautossilábico na fala de crianças

Autores

  • Izabel Cristina Campolina Miranda UFMG
  • Thaïs Cristófaro Silva

Palavras-chave:

Encontro Consonantal Tautossilábico, Variação Linguística, Modelos Multi-representacionais, Fonologia de Uso, Modelo de Exemplares

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar a variação entre sílaba CCV e CV na fala de crianças com aquisição completada, tendo a Fonologia de Uso e a Teoria de Exemplares como referenciais teóricos. Nessas abordagens, assume-se que a representação mental é composta por múltiplos exemplares e que a estrutura linguística emerge do uso. Para a coleta de dados, foram realizados os procedimentos de repetição de palavras, nomeação, reconto de estórias e interação utilizando-se um jogo da memória com figuras que representavam palavras com o encontro consonantal tautossilábico. Os resultados indicaram que as palavras apresentaram comportamento distinto em relação ao cancelamento do tepe do encontro consonantal na fala de crianças com aquisição completada. Os fatores indivíduo, palavra, tonicidade, tamanho e frequência da palavra foram considerados relevantes.

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Biografia do Autor

Izabel Cristina Campolina Miranda, UFMG

Fonoaudióloga, mestre e doutora em Linguística (UFMG), aluna de pós-doutorado em Estudos Linguísticos na Faculdade de Letras da UFMG (Bolsista FAPEMIG). Izabel Cristina Campolina Miranda agradece o apoio da FAPEMIG oferecido através do processo BPD 00399-11.

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Publicado

2013-10-14

Como Citar

Miranda, I. C. C., & Cristófaro Silva, T. (2013). Formas alternantes do encontro consonantal tautossilábico na fala de crianças. Letrônica, 6(1), 196–213. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/13382

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